360 adolescentes de Blumenau participam da OlimPAF

Participantes do Programa SESI Atleta do Futuro de todo o Estado disputarão nove modalidades esportivas.

BLUMENAU – A segunda edição da OlimPAF, olimpíadas do programa SESI Atleta do Futuro (PAF), com apoio da Fiesc, reunirá 360 adolescentes, em Blumenau. O evento, que ocorre de 5 a 7 de dezembro, será realizado no Complexo Esportivo Bernardo Werner. Cada região do Estado será representada por um grupo de 30 alunos que competirão em nove modalidades esportivas.

As competições de voleibol, handebol, atletismo, rúgby, badminton, futsal, futebol, basquete e tchoukball começam na sexta-feira (5), às 14 horas e finalizam no domingo (7), às 11h30min. A cerimônia de abertura ocorre sexta-feira, às 20 horas e a premiação no domingo, às 11h30min. “Estimular a prática de atividades físicas regulares em crianças e adolescentes ajuda a torná-los, no futuro, adultos mais saudáveis e conscientes da importância de se manter uma vida ativa”, diz o gerente de Qualidade de Vida do SESI, Jackes Heck.

Para Juliana Ferreira, mãe de dois alunos integrantes do Programa, a iniciativa só traz benefícios para a vida das crianças. “Elas passam a se envolver num mundo onde não só o esporte é cobrado, mas também a responsabilidade, a cooperação, o respeito com os amigos. E o mais gratificante é que, para eles, é uma alegria participar das atividades”, conta. A estudante Amanda Sabel, de Joinville, acredita que o programa auxilia na sua formação. “Além de incentivar uma vida mais saudável, o PAF desenvolve a cidadania das crianças e adolescentes”, fala.

O programa Atleta do Futuro

O Atleta do Futuro, desenvolvido pelo SESI/SC, entidade da FIESC, objetiva, por meio do esporte, proporcionar a inclusão social e a integração de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As atividades oferecidas, todas de caráter instrutivo e recreativo, trabalham a educação no sentido mais amplo, desenvolvendo valores do esporte como ética, superação, respeito, hábitos saudáveis e autoestima, competências fundamentais para a formação de um profissional bem qualificado.

Diferentemente das tradicionais escolinhas esportivas, o PAF oportuniza o acesso a atividades físicas oferecendo a prática de variadas modalidades esportivas, como atletismo, badminton, basquetebol, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo e voleibol. O programa também estimula a formação esportiva de futuros atletas que possam atuar em equipes de categorias de base de alto rendimento e que, no futuro, poderão compor o quadro de atletas olímpicos do Brasil.

O programa, que é gratuito, é dividido em três fases: iniciação motora, na qual as crianças menores participam das atividades de maneira lúdica; iniciação pré-desportiva, na qual os alunos aprendem a cada mês uma modalidade diferente; e aprendizagem esportiva, na qual o aluno desenvolve suas aptidões realizando uma prática esportiva específica.

Dentro de cada atividade os professores trabalham valores do esporte por meio de temas transversais como a ética, a superação, o respeito, a saúde e a autoestima. A entidade também oferece o projeto TRY Rugby SC, em parceria com o British Council, para disseminar a prática de rugby no Estado.

A iniciativa funciona em escolas, unidades do SESI e, principalmente, em associações esportivas de indústrias conveniadas. Para participar, crianças e adolescentes devem procurar o núcleo mais próximo ou uma unidade do SESI, e estar matriculadas regularmente em uma escola. Atualmente, por meio de uma parceria firmada com o Ministério do Esporte, o programa atende 51 mil alunos, recebe o apoio de 68 indústrias, e é oferecido em 170 núcleos de atendimentos espalhados por 77 municípios do Estado.

Mais informações podem obtidas na Unidade do SESI mais próxima ou site www.sesiesporte.com.br, por meio do link Atleta do Futuro.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: