A comunicação em 2019

Fernanda Momm

Jornalista e sócia da Presse Comunicação

 

O novo ano costuma chegar trazendo o espírito de renovação e otimismo. É neste período que estamos mais propensos a traçar novos planos e metas. Por isso, é importante acompanhar as tendências e avaliar aquilo que melhor se encaixa no seu perfil ou negócio. É importante avaliar as diferentes esferas que nos impactam, como questões financeiras, investimentos necessários, inovações, reforços na estrutura ou equipe, mas cabe lembrar que permeando todos esses processos, a comunicação exerce papel fundamental nas relações pessoais e profissionais. E é sobre essa área que quero falar hoje.

 

  1. Comunicação digital

Ferramentas como Whatsapp e as redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn devem continuar atraindo a atenção do público. Todas vêm apresentando novidades e é importante acompanhar esses lançamentos, além de planejar conteúdos específicos para cada um destes canais. Muito mais importante do que estar presente nestas redes, é produzir conteúdo relevante para o seu público, que atraia a atenção, promova envolvimento e se traduza em resultados para o seu negócio.

 

  1. Comunicação em tempo real

As transmissões ao vivo, em redes como o Instagram, Youtube e Facebook, também cresceram em 2018 e devem se fortalecer no próximo ano. Avalie o seu negócio e veja como encaixar essa tendência no seu dia a dia. Uma assessoria de comunicação pode auxiliar a criar roteiros para as transmissões ao vivo e auxiliar no dia. Para este tipo de comunicação, é importante preparar-se para as perguntas dos telespectadores, tirar suas dúvidas e fortalecer a interação com o seu público.

 

  1. Comunicação Face a Face

Apesar do crescimento da comunicação digital, é preciso lembrar também da importância da comunicação face a face, para o sucesso das relações pessoais e profissionais. Invista seu tempo em comunicação de qualidade frente a frente com sua equipe ou seus clientes, para passar e receber feedbacks, ouvir sugestões, elogiar.

 

  1. Atenção aos micro influenciadores

Em sua estratégia de comunicação em 2019, lembre-se de incluir os micro influenciadores, aquelas pessoas que têm em torno de 5 mil seguidores, mas são especialistas em uma área ou tem um alto nível de envolvimento com o público. Eles podem ajudar a sua marca a chegar ao público certo.

 

  1. Comunique-se com a imprensa

Estar em evidência em portais da internet, jornais, revistas, emissoras de rádio e tv, contribui para a credibilidade da sua marca. Por isso, invista na contratação de um serviço de assessoria de imprensa, que irá ajudar a “traduzir” o que sua empresa faz aos jornalistas nas redações, contribuindo para que sua marca vire notícia.

 

  1. Mantenha o e-mail em sua estratégia

Uma pequisa do MailChimp nos EUA revelou que a cada dólar investido em e-mail marketing, há um retorno médio de US$ 44. Com este resultado impressionante em mente, aproveite o início do ano para organizar as listas de e-mails da sua empresa e planejar os conteúdos. Invista em e-mails com textos simples, mas conteúdos de qualidade, que lembrem uma mensagem pessoal de um amigo ou familiar. Outra dica é buscar o envolvimento do destinatário por meio do envio de um questionário, uma pesquisa sobre algum produto ou serviço seu. Não mande apenas e-mails de vendas ao seu público, reforce seu relacionamento com ele entregando mensagens com informações relevantes e de qualidade.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: