A Granel x Embalados – Qual a melhor opção?

Nutricionista alerta para riscos que produtos a granel podem representar na saúde quando mal conservados.

Pode parecer simples, mas a escolha entre produtos embalados ou a granel influencia na saúde do consumidor. Os produtos a granel são vendidos em quantidades variáveis conforme a necessidade do consumidor e estão expostos, normalmente, em recipientes destampados ou podem ser abertos a qualquer momento para venda fracionada. A má conservação desses alimentos aumenta os riscos biológicos e químicos, como proliferação de bactérias, vírus e toxinas. Além disso, informações importantes, como validade e valores nutritivos, se tornam ocultos para o consumidor.

A nutricionista da Vitalin Alline Cristina Schüncke explica que a melhor fiscalização é a do consumidor. “É importante observar aspectos como local e recipiente de armazenagem do alimento. A prática de ir apenas acrescentando alimentos nos potes, sem retirar as pequenas sobras, faz com que o alimento antigo fique por baixo e a reposição sucessiva pode trazer prejuízos e contaminar o conteúdo adicionado por cima“ comenta Alline.

A profissional também informa que o risco é ainda maior quando se trata de produtos naturais, como gergelim, chia, linhaça e demais disponíveis no mercado. “Esses alimentos são ricos em nutrientes e podem proporcionar diversos benefícios ao organismo, quando consumidos diariamente. Porém, sua má conservação ocasiona a perda da integridade, deixando o consumidor descrente dos benefícios. Mas, métodos padronizados garantem a qualidade dos alimentos e a saúde do consumidor” diz Alline.

Embalados
Os produtos embalados são considerados mais seguros, quando o assunto é integridade dos alimentos. As embalagens, além de dispor informações essenciais, garantem a melhor conservação do conteúdo. “Data de validade, lote e informação nutricional são dados importantes para a segurança alimentar. Além disso, informações sobre a empresa e o SAC também estão disponíveis nos rótulos, para alguma sugestão ou reclamação do cliente”, destaca a nutricionista.

A Vitalin, de Jaraguá do Sul (SC), dispõe de produtos orgânicos e integrais, sendo todos embalados. Na linha de alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxico, com rodízio de plantio e proibição do trabalho escravo ou infantil, a empresa oferece: Quinoa, Açúcar Mascavo, Amaranto e Linhaça Dourada. Os produtos são certificados, inspecionados e contam com o selo de identificação do Instituto Biodinâmico (IBD), que exige rigorosos padrões de conservação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta.

Já os produtos integrais, não passam pelo processo de refinamento, o que faz com que suas fibras fiquem intactas. Os produtos integrais oferecidos pela Vitalin são Aveia Mais Quinoa e Amaranto, Linhaça Dourada e Marrom, Fibra de Maracujá, Gergelim e Chia.

Conheça a Vitalin
A Vitalin atua no mercado de alimentos orgânicos e integrais desde 1997 oferecendo aos consumidores produtos com características únicas. Para isso, busca em diversas culturas e regiões do mundo, produtos que proporcionem bem-estar e qualidade de vida aos consumidores, além de colaborar para um mundo mais sustentável.

Mais informações no site www.vitalin.com.br

[photopress:a_granel.jpg,full,centered]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: