A importância do serviço pré-hospitalar

Especialista alerta sobre quando chamar o serviço de SOS e explica sobre os primeiros passos do atendimento de primeiros socorros.

Nem sempre as pessoas sabem como agir em casos de urgência e emergência. Nessas horas, o desespero e a ansiedade impedem atitudes e decisões assertivas, mas prestar os primeiros socorros em diversas situações podem salvar vidas.

De acordo com a médica socorrista cooperada à Unimed Blumenau, Dra. Kátia Cibele Cisz, um atendimento pré-hospitalar bem executado é parte fundamental de um socorro de sucesso. “O atendimento pré-hospitalar é o socorro rápido e eficiente no local da ocorrência, que pode ser sucedido, ou não, pela remoção do paciente para o hospital”, conta.

A médica cooperada à Unimed Blumenau, esclarece algumas dúvidas rotineiras sobre o atendimento SOS, bem como alerta sobre os primeiros passos do atendimento de primeiros socorros:

  1. Quando e como solicitar esse tipo de atendimento?

Ele pode ser solicitado para qualquer situação que deva ser resolvida rapidamente, por exemplo: hipoglicemia, cólica renal, fratura, e, ou para atendimentos imediatos, que envolvam risco de morte, por exemplo: parada cardiorrespiratória e hemorragia intensa.

  1. O que fazer antes do serviço de urgência e emergência chegar?

Quando atendemos na urgência/emergência é necessário atitudes corretas, ação rápida e de segurança. Antes do contato com o SOS é sempre importante manter a calma e avaliar a cena, pois o local precisa acima de tudo estar seguro. É importante abordar a vítima, prestando atenção naquilo que a vítima está apresentando para decidir quais os cuidados necessários. Também é de fundamental importância a correta coleta dos dados, dos sinais e sintomas do paciente. O SOS está sempre à disposição quando necessário auxílio profissional.

  1. Qual a importância do serviço SOS?

 O SOS é um serviço médico que trata, auxilia e também serve de suporte para o usuário Unimed ou para os contratantes desse serviço. Ele proporciona maior conforto e tranquilidade aos seus usuários, pois garante atendimento rápido e eficiente nos atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia. Conta com uma assistência médica qualificada e experiente, e com um serviço diferenciado nos transportes e serviços de saúde.

  1. Em caso de dúvidas sobre urgência e emergência, o que fazer?

Em caso de dúvidas o primeiro passo é manter-se a calmo e ligar para o serviço SOS. No serviço do SOS Unimed na ligação um médico regulador estará à disposição para responder dúvidas e determinará um possível diagnóstico, optando assim, a dar orientações ou se houver necessidade, encaminhar uma ambulância até o local.

  1. Quais os principais casos de urgência e emergência?

Situações de urgência e emergência necessitam de uma ação médica imediata. Os principais casos são: hipoglicemia, cólica renal, fratura, choque anafilático (reação alérgica grave), hemorragia, dificuldades respiratórias, derrames, perda de função e/ou dormência nos braços e pernas, inconsciência/desmaio, intoxicação por alimento ou medicamento, convulsões e etc.

 

SOS Unimed

O SOS Unimed é um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de Blumenau e região, que presta serviço aos beneficiários da Unimed Blumenau e particulares através de atendimento presencial ou orientação médica via telefone. Desde outubro de 2019 este serviço passou a ser comercializado com nova identidade visual e meta de expansão.

“A nova campanha pretende aproximar a equipe que trabalha no SOS Unimed com os usuários e com quem contrata esse serviço. O objetivo é expor para todos esse serviço prestado há mais de 20 anos, com ampla experiência e materiais de ponta”, explica a gerente comercial e marketing da Unimed Blumenau, Mara Rubia Krutzsch Olímpio.

Para ampliar ainda mais o portfólio de serviços da cooperativa, o SOS conta agora com um consultor na gerência comercial da Unimed dedicado exclusivamente à venda de áreas e eventos protegidos. “O objetivo é posicionar a Unimed Blumenau como referência estadual e nacional em um atendimento pré-hospitalar, transporte inter-hospitalar e atendimento a eventos nos 11 municípios de atuação da cooperativa, além de expandir o serviço de área protegida”, informa o diretor superintendente da cooperativa, Dr. Roberto Amorim Moreira.

Os serviços do SOS Unimed podem ser utilizados por beneficiário da cooperativa ou qualquer pessoa que contratar os serviços particulares ou de área protegida.  Para adquirir o serviço de SOS da Unimed Blumenau entre em contato pelo telefone (47) 3381-8900 ou e-mail comercialsos@unimedblumenau.com.br.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: