Agência Internacional de Cooperação do Japão apresenta possíveis soluções para contenção de enchentes

O secretário de Estado de Defesa Civil Geraldo Althoff e integrantes da comitiva japonesa do projeto JICA (Agência Internacional de Cooperação do Japão) estiveram reunidos na Associação Empresarial de Blumenau (Acib) nesta quinta-feira (22) para apresentar o relatório final do estudo relativo ao Plano Diretor de controle das enchentes. Diversas lideranças políticas da região e empresários estiveram presentes.

Segundo Althoff, esta é a primeira vez que o Estado faz um estudo com visão global das cidades do Vale. “Não podemos resolver o problema de uma cidade isoladamente”, assinalou o secretário. Entre as ações sugeridas pelo JICA, apresentadas pelo engenheiro Minoru Ouchi, estão pequenas barragens para contenção de enchentes, cuja água seria usada para irrigação; sistemas de alertas baseados em índices pluviométricos; implementação de medidas de contenção de água da chuva nas arrozeiras e contenção na bacia (construção de pequenas barragens); aumento de 2 metros de altura nas barragens Sul e Oeste, e modificação de funcionamento das barragens da Celesc; a construção de um canal extravasor no Rio Itajaí Açu no Município de Navegantes; construção de diques para aumentar a capacidade de escoamento em Rio do Sul, Taió e Timbó.

Também está prevista no Plano Diretor sugerido pelo JICA a construção de nova barragem em Brusque e de um leito de inundação nas áreas de preservação permanentes no Ribeirão Garcia e Ribeirão da Velha. Todas as obras previstas pelo projeto do JICA requerem R$ 2 bilhões, que viriam de financiamento da agência japonesa mais a contrapartida do Estado. Na Acib, Geraldo Althoff disse que já foram garantidos R$ 60 milhões para iniciar o projeto por parte do Governo Estadual.

O deputado Jean Kuhlmann (DEM), também presente na reunião, sugeriu a criação de um consórcio entre os municípios da Bacia Hidrográfica do Itajaí para coordenar as ações e investimentos com os projetos de contenção de cheias.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: