Ajustes no envio de NF-e

O Conselho Nacional de Política Fazendária publicou, neste mês de julho, um novo ajuste na legislação que institui a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Com a alteração, o contribuinte emissor passa a ser o responsável por encaminhar ou disponibilizar o downloand do arquivo ao cliente imediatamente após a autorização da NF-e. Até então, a lei não determinava o prazo limite para o envio do arquivo.

Algumas empresas de TI que oferecem sistemas de NF-e já se adiantaram à legislação e oferecem essa possibilidade. É o caso da G2KA Sistemas, de Blumenau (SC), cuja solução contempla este requisito das duas formas: encaminhando o arquivo ao destinatário por e-mail e disponibilizando via download. “No processo de envio por e-mail, basta habilitar o envio e passar o endereço do destinatário. Logo após obter a autorização da Secretaria da Fazenda, o sistema imprime o DANFE e encaminha o arquivo da NF-e por email. Já o download é feito por um módulo específico: o G2KA Portal B2B. Com ele o cliente emitente pode disponibilizar aos destinatários um acesso web para que os mesmos possam efetuar o download dos arquivos XML das notas”, explica um dos sócios da G2KA, Maicon Klug.

Segundo Klug, a mudança é importante porque, dessa maneira, a empresa destinatária recebe o arquivo com antecedência, podendo automatizar seu processo de recebimento. “Além disso, caso alguma informação esteja divergente, a empresa destinatária já pode avisar a emitente sobre o problema, evitando, assim, a entrega e posterior devolução de mercadorias”, acrescenta. Considerando essa facilidade, o processo pode até gerar economia, tendo em vista que, não havendo devolução, não há necessidade de refazer uma entrega.

Sobre a G2KA

A G2KA oferece ao mercado softwares para a gestão de Nota Fiscal eletrônica, Conhecimento de Transporte eletrônico e Nota Fiscal de Serviços eletrônica. As ferramentas são modularizadas e permitem adequação ao processo operacional e infraestrutura de cada cliente. A divisão em módulos também possibilita rápida implantação, fácil manutenção e alta escalabilidade.

Recentemente, a G2KA lançou uma solução que permite a emissão do CT-e de forma simples e com baixo investimento: o Portal de Digitação de Conhecimentos de Transporte Eletrônico. É a primeira iniciativa do gênero no Brasil. Trata-se de um ambiente online, acessível em qualquer local com conexão à Internet, sem a necessidade de aquisição de um software de gestão de transportes.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: