Alunos de Blumenau participam de programa de intercâmbio

Quarenta e oito estudantes de Blumenau participarão do programa Conexão Mundo, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a ONG US-Brazil Connect. Apenas três municípios catarinenses foram selecionados para participar (Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville). Ao todo, escolas de 32 cidades, de 21 estados brasileiros, irão participar do programa que estimula a fluência no idioma inglês e promove o intercâmbio cultural. O objetivo principal é preparar os jovens para o mercado de trabalho, que carece de profissionais com fluência no inglês.

Em Blumenau, a abertura será na segunda-feira, dia 29, no SENAI, às 15h e contará com a presença de seis coachings norte americanos, além do vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr. Essa é a segunda vez que Blumenau integra o programa. Os participantes são alunos do SENAI e cursam o ensino médio junto com algum curso técnico.

Os 48 alunos já realizaram a primeira etapa do Conexão Mundo, que foram dois meses de aulas virtuais feitas pelo Facebook, hangouts e uma plataforma virtual para aprendizado da gramática. Agora os estudantes iniciam a segunda etapa, quando terão, durante 30 dias, aulas de inglês no período vespertino, de forma presencial, com os coachings que estarão em Blumenau. O objetivo é estimular o amadurecimento do raciocínio no idioma inglês e a fluência na comunicação cotidiana.

Em seguida, a terceira etapa segue com mais seis semanas de aulas pela internet, quando é retomada a metodologia de educação a distância. Nesta fase as atividades estão orientadas para o desenvolvimento de atividades escritas e a aquisição de vocabulários especializados.

Ao final das três etapas, 5% do total de alunos que concluíram o programa e se destacaram são selecionados para um intercâmbio cultural de duas semanas nos Estados Unidos. Na viagem, eles ficam hospedados em casas de família, conhecem escolas, universidades e museus, dentre outros locais, viabilizando assim oportunidades para a prática do idioma aprendido. A previsão é que os alunos de Blumenau façam esse intercâmbio em fevereiro de 2016.

Para Baumgarten, o inglês é exigência básica no mercado de trabalho, visto que esse é um dos idiomas mais presentes no mundo. “A FIESC sabe da carência de profissionais fluentes no inglês e que isso implica também na competitividade das indústrias, por isso, apoia programas como o Conexão Mundo. Queremos jovens mais preparados para o mercado de trabalho”, conta o empresário, que também é proprietário da gráfica multinacional Baumgarten.

 

HISTÓRICO

O Conexão Mundo foi criado em 2012. No primeiro ano, atendeu 200 estudantes de Salvador. Em 2013, o programa foi estendido a 800 participantes de sete cidades do país. E no ano passado, foram ofertadas 2 mil vagas para 31 escolas de 18 estados.

Em 2014 o Programa Conexão Mundo aconteceu pela primeira vez em Blumenau-SC e 100 alunos participaram. Dentre eles, cinco foram escolhidos pelos seus desempenhos no Ensino Médio, Técnico e durante o programa, nas atividades propostas.

 

QUALIFICAÇÃO

Com o programa, o Sistema Indústria proporciona experiências únicas de qualificação para os brasileiros, ao atribuir a devida importância do idioma inglês para a vida pessoal e profissional de seus alunos.  Além de favorecer o aprimoramento na fluência do idioma inglês, o Conexão Mundo estimula o amadurecimento de um relacionamento intercultural e inova no uso de redes sociais aplicada à educação.

senai_conexo_mundo__baixa

Quarenta e oito estudantes do SENAI de Blumenau participarão do programa Conexão Mundo

Crédito: Divulgação SENAI

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: