Alunos do Espaço de Educação Maker do SESI participam de torneio de robótica

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League tem uma temática anual que é baseada em um assunto científico do cotidiano. Os participantes identificam problemas e propõem soluções a curto prazo, bem como constroem e programam robôs autônomos baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, para cumprir uma série de missões relacionadas ao tema. As equipes celebram a descoberta o trabalho em grupo, guiadas pelos valores da competição. Os jovens, liderados por dois adultos, usam a imaginação e a criatividade.

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.

A temporada 2018/2019 foi lançada no dia primeiro de agosto, com o tema Into Orbit.

Nesta temporada INTO ORBIT da FLL as equipes terão que identificar um problema físico ou social que os seres humanos enfrentam em viagens de exploração espacial de longa duração dentro do nosso sistema solar e propor uma solução.

A etapa Regional do Estado de Santa Catarina acontece entre os dias 18 e 19 de outubro das 8h às 20h e dia 20 de outubro das 8h ás 16h em Rio do Sul, dentro do evento UNIVERSO #VEM Fazer SESI. Este evento é um festival de educação tecnologia e inovação. Serão três dias de evento repletos de atividades gratuitas abertas à comunidade. Os 50 times participantes desta etapa são compostos por alunos de escolas públicas e particulares.

A cidade de Blumenau será representada pelo time TechMaker, formado por alunos do Espaço de Educação Maker de Blumenau. Este time tem outras participações em eventos e competições e sempre vem alcançando resultados significativos, devido à sua performance de alto desempenho. Nas últimas duas edições FLL, o time obteve a premiação de primeiro lugar em Estratégia e Inovação.

No mês de Julho de 2018, em Brasília, a TechMaker conquistou o primeiro lugar no Desafio de Robótica, ocorrido na Olimpíada do Conhecimento.

No evento UNIVERSO #VEMfazer SESI contará com a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes que vai realizar a palestra de abertura da temporada Into Orbit 2018/2019.

Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro, sul americano e lusófono que foi ao espaço na missão batizada de “Missão Centenário”, referência à comemoração dos 100 anos do voo de Santos Dumond no avião 14 bis.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: