Amaranto apresenta benefícios para saúde dos celíacos

Cerca de um milhão de brasileiros são intolerantes ao glúten e necessitam de uma dieta rica em proteínas e minerais. O cereal Amaranto pode ser um bom aliado contra esta doença.

Pouco conhecida e divulgada no Brasil, a intolerância ao glúten atinge cerca de um milhão de brasileiros, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). A doença afeta, de forma crônica, o intestino delgado ocasionando a intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. A ingestão desta proteína causa atrofia das vilosidades, dobras da mucosa do intestino delgado, causando danos na absorção dos nutrientes, vitaminas e sais minerais.

A nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke, explica que a intolerância ao glúten pode levar anos para ser diagnosticada. “Os principais sintomas são diarreia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso, além de, em alguns casos, apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro e osteoporose. A única forma de tratamento é a exclusão total do glúten na dieta”, explica Alline.

As pessoas com essa disfunção no organismo necessitam de complementos para suprir a carência de nutrientes e a profissional explica que é possível encontrar soluções para esse problema em alguns alimentos. “Atualmente existem no mercado diversos alimentos sem glúten que são indicados para todos os consumidores, como a Linhaça, Chia, Quinoa e o Amaranto” comenta a nutricionista.

O consumo regular, segundo ela, de Amaranto – que é um cereal de origem vegetal – auxilia na prevenção da osteoporose, pois é fonte de cálcio. “O Amaranto possui 15% de proteínas com alto teor biológico e é fonte de cálcio biodisponível, ou seja, pronto para ser absorvido pelo corpo, além dos nutrientes como fibras, zinco e fósforo”, explica a nutricionista.

Além disso, o Amaranto contribui para a diminuição do colesterol, protege o coração e auxilia na redução da pressão arterial.

Originário dos Andes, o Amaranto pode ser adicionado em sopas, molhos, sucos e vitaminas, sem alterar o paladar de cada opção. O cereal também é indicado para atletas, pois estimula a recuperação e ganho de massa magra, além de reforçar o sistema imunológico.

Amaranto Vitalin
A Vitalin, de Jaraguá do Sul (SC), oferece o Amaranto em flocos, de origem orgânica, ou seja, cultivado sem agrotóxico, com rodízio de plantio e proibição do trabalho escravo ou infantil. O produto é certificado e inspecionado pelo Instituto Biodinâmico (IBD), além de contar com o selo de identificação do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), que exige rigorosos padrões de conservação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta.

Conheça a Vitalin
A Vitalin atua no mercado de alimentos orgânicos e integrais desde 1997 oferecendo aos consumidores produtos com características únicas. Para isso, busca em diversas culturas e regiões do mundo, produtos que proporcionem bem-estar e qualidade de vida aos consumidores, além de colaborar para um mundo mais sustentável.

Entre os produtos oferecidos pela Vitalin estão os orgânicos, Linhaça Dourada, Quinoa, Amaranto e Açúcar Mascavo, e, os integrais, Chia, Linhaça Dourada e Marrom, Fibra de Maracujá, Gergelim e Aveia Mais Quinoa e Amaranto.

Ficha técnica do Amaranto Vitalin

[photopress:Tabela_Amaranto.jpg,full,centered]

Amaranto Vitalin – Embalagem com 150 gramas (R$7,00), preço sugerido.

[photopress:Vitalin_Amaranto_Flocos_150gsite.jpg,full,centered]

Smoothie de Morango (sem glúten)
Rendimento: 1 porção

[photopress:Smoothie_de_Morango_site.jpg,full,centered]

Ingredientes
½ xícara (chá) de morangos congelados, ½ xícara (chá) de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de Amaranto em Flocos Vitalin, 2 bolas de sorvete de creme, 4 pedras de gelo.

Preparo
Coloque no liquidificador todos os ingredientes, começando pelo suco de laranja, em seguida o Amaranto, o sorvete, os morangos e o gelo. Bata em velocidade máxima por 3 minutos e sirva a seguir.

Bolo de Laranja (sem glúten)
Rendimento:15 porções

[photopress:Bolo_de_Laranja_site.jpg,full,centered]

Ingredientes
1 laranja pêra com casca e sem sementes, 4 ovos, ½ copo de óleo de canola ou de milho (125 ml), 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de Amaranto em Flocos Vitalin, 1 xícara (chá) de Farinha de Linhaça Dourada Vitalin, 1 xícara (chá) de amido de milho, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

Preparo
Corte a laranja em pedaços e retire todo o bagaço. Coloque a laranja, os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Bata até ficar homogêneo e reserve. Coloque em uma tigela o Amaranto em Flocos Vitalin, a Farinha de Linhaça Vitalin, o amido de milho e o fermento misturando bem. Despeje a mistura do liquidificador aos poucos misturando bem. Coloque em fôrma de bolo com furo central, untada e polvilhada com farinha de linhaça. Asse em forno pré-aquecido à 180ºC por 40 minutos ou até que furando com um palito, ele saia limpo.

Mais informações: www.vitalin.com.br
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: