América ganha mais condições para competir

O Clube Náutico América, que há tanto tempo enche de orgulho os blumenauenses, está ainda mais preparado para participar de competições e treinar novos atletas. Com o apoio do Fundesporte – Fundo de Apoio ao Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina – o Clube acaba de receber três barcos de fibra de carbono reformados e poderá colocá-los em atividade novamente, possibilitando a participação em eventos em todo o Brasil, em condições de igualdade com os demais clubes.

Além disso, por meio dos recursos do Estado foi adquirido um remoergômetro (equipamento que fornece informações e dados técnicos indispensáveis para a melhora da performance dos atletas). Ainda devem chegar em breve mais quatro pares de remos de ponta e seis pares de remo de palameta dupla, além de uma carreta para o transporte do material até os locais onde acontecem as regatas.

Para o presidente do América, Sérgio da Silva, tudo isso significa menos despesa com transporte, melhor rendimento na água e a possibilidade de mais atletas virem a praticar simultaneamente.

Remo, um esporte de vencedores – O Clube Náutico América foi fundado por um grupo de amigos em 1920, desenvolvendo atividades esportivas, sociais e políticas. Recentemente, o remador Roque Ricardo Zimmermann foi vice-campeão brasileiro na categoria skiff peso leve e bicampeão estadual.

A equipe do América também já foi vice-campeã da copa Sul-Sudoeste do Brasil em 2000 e 2001, quarta colocada no Campeonato Brasileiro, bi-campeã Estadual no páreo de Dois sem Timoneiro, campeã na Copa Catarinense Dois sem Timoneiro e Doble Júnior em 2000 e 2001, campeã Estadual Júnior 2001 e campeã Estadual do Paraná em 2001.

Também acumula os títulos de campeã do Aniversário da Cidade Paranaguá, campeã Dois sem Timoneiro e Quatro sem Timoneiro da Regata Internacional de Blumenau ano 2000, e recentemente cedeu um remador para o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, Cleiton Wergue, que sagrou-se campeão Pan Americano em 2002, representando o Brasil no México.

Atualmente destacam-se em Blumenau os atletas Roque Zimmermann, Letícia Musiol de Oliveira e Gustavo Hamann.

Escolinha de Remo – Para ensinar a prática do remo a crianças e jovens, o Clube Náutico América mantém a Escolinha de Remo, com aulas gratuitas para os interessados com idade a partir de 11 anos. Para participar, basta ir até o Clube, de 2ª a 5ª feira, a partir das 14 horas, no endereço na rua XV de Novembro, 1074. O telefone da sede é (47) 3326-6613.

Infra-estrutura – Além dos treinos ao ar livre, o Clube Náutico América possui um tanque de remo que dá condições de iniciação ao esporte e oferece treinamento até corrigir remadores de ponta. O Clube também conta com uma lancha a motor para acompanhar os treinos no rio e possui um moderno O Clube Náutico América também dispõe de banheiro masculino e feminino, vestiários, garagem adaptada para receber os barcos de competição, sala de aula com condições para receber 40 alunos, com televisão e equipamento de vídeo para apresentar instruções. Uma filmadora também é utilizada para acompanhar os treinos. O Clube conta ainda com cozinha, refeitório e academia, técnico de remo, marceneiro, secretário, preparador físico e professor.

[photopress:barco_2.JPG,resized,centered]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: