Aplicativo de bem-estar corporativo ajuda a diminuir sedentarismo nas empresas

Tecnologia promove hábitos saudáveis em áreas como fitness, alimentação, sono e stress, capturando os dados através de integrações

Uma plataforma de bem-estar corporativo está melhorando a vida de trabalhadores, diminuindo o sedentarismo e aumentando a produtividade em empresas catarinenses. Trata-se de uma plataforma focada na melhoria de Employer Branding e Cultura Empresarial, que já está sendo implantada por empresas como Kyly, Loghaus, Haco e Viacredi.

A novidade está sendo apresentada em Santa Catarina por meio de uma parceria entre a T&N Seguros e Benefícios, empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de seguros e consultoria de benefícios, com sede em Blumenau/SC, e que atua com metodologia própria visando sempre os interesses dos clientes, e a startup de healthtech Gogood, sediada em Florianópolis. Segundo Rodrigo Roberti, CEO da T&N, explica que os colaboradores precisam se sentir parte da organização e caminhar junto com ela. “É neste ponto que os programas de bem-estar corporativo entram em cena, e foi com este intuito que a plataforma Gogood foi criada, proporcionando mudanças positivas dentro do ambiente organizacional, gerando maior assertividade e melhorando o desempenho dos funcionários”, explica.

 

Produtividade

Colaboradores motivados e engajados proporcionam resultados melhores e aumentam a produtividade das empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, que ouviu 11 mil líderes de RH e de negócios de empresas de 30 países, 61%  das empresas entrevistadas acreditam que programas de bem-estar melhoram a produtividade e os resultados financeiros da empresa.

Além disso, empresas que promovem o bem-estar, reduzem custos com a saúde e auxiliam na prevenção de doenças crônicas. “É importante que as empresas direcionem seus esforços para a prevenção e apliquem métodos adequados à cada realidade, mantendo seus valores e sua missão”, explica Roberti.

 

Implantação do aplicativo

Roberti, explica que o aplicativo Gogood promove mais de 50 hábitos saudáveis nas principais dimensões de bem-estar: fitness, alimentação, sono e stress, capturando os dados através de integrações. “Nosso propósito é ajudar empresas a serem mais eficientes e mais responsáveis com os problemas do mundo”, explica.

No Brasil, a ferramenta já é utilizada em diversas empresas de grande porte como, Santander, Mercedes-Benz, PayPal, Pharlab, entre outras.

Em Santa Catarina, A T&N Seguros é pioneira na inserção do aplicativo dentro das organizações. A plataforma já está sendo aplicada nas empresas Kyly, Loghaus, Haco e Viacredi. “Para iniciar o projeto, nós buscamos empresas comprometidas, que já vinham realizando ações de bem-estar corporativo e com fit para inovação e tecnologia, desta forma a plataforma servirá para potencializar seus resultados”, comenta Roberti.

O CEO ainda comenta que, quando a T&N teve a oportunidade de verificar a eficiência da plataforma e fechar a parceria com a Gogood, foi possível negociar condições diferenciadas para os clientes da região e empresas de todo país. “A plataforma também auxilia na gestão do plano de saúde da empresa, que hoje é um custo altíssimo”, diz.

O aplicativo é totalmente personalizado para cada colaborador e funciona lado a lado com os programas de bem-estar da empresa. É possível criar engajamento entre os funcionários, aplicando jogos entre times, com premiação, rankings, dashboards e muitas outras funcionalidades divertidas e engajantes para criar comunidades saudáveis. Por exemplo, ele é capaz de contar os passos que a pessoa deu durante o dia, avaliar a rotina de atividades físicas e até mesmo a alimentação pode ser orientada por uma nutricionista.

O gerente de RH da Kyly, Alexandro de Sá, explica quea ideia de implantar o aplicativo dentro da empresa surgiu com uma avaliação que a empresa fez há algum tempo com os funcionários, onde foi verificada a necessidade de trabalhar melhor a implantação de atividades físicas e alimentação saudável. “Foi então que, através da T&N, tivemos a oportunidade de inserir a plataforma dentro da empresa, nos proporcionando de forma criativa a implantação destes requisitos dentro da organização”, explica.

A cooperativa de crédito Viacredi encontrou na plataforma uma maneira de trabalhar um dos “S” do Programa 6S: o Senso de Saúde, visando à qualidade de vida no trabalho. O gerente de RH da Viacredi, Boni de Rodrigues, acredita que o aplicativo estimulará o colaborador, de forma criativa e conectada, a buscar a melhor qualidade de vida, além de proporcionar interação entre as áreas.

Camila Voltolini, gerente de gestão humana da Loghaus, diz que a implantação da plataforma veio para complementar as ações da empresa em relação à qualidade de vida. “Com a análise dos indicadores ambulatoriais conseguimos perceber resultados em relação às ações voltadas para a alimentação, porém ainda sentíamos falta de uma ação mais efetiva para a promoção de atividades físicas. E o aplicativo nos permitirá concentrar esforços naquilo que entendemos ser mais necessário no momento”, relata.

 

Qualidade de vida impulsiona o desempenho das empresas

Independentemente do tamanho das empresas, a qualidade de vida é um fator fundamental para o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, da organização. Uma pesquisa da Sodexo com 4.800 donos de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em sete países, revelou que as ações relacionadas à qualidade de vida implementadas nas organizações melhorou o clima no trabalho para 91% delas, ocasionou mais atração de talentos para 76%, gerou mais produtividade para 86% e mais rentabilidade para 70%. As atividades mais populares implantadas pelas empresas são as ações para manter a equipe em forma, como é o caso da plataforma Gogood.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: