Aprenda a fazer o arroz cremoso de forno, com azeite de dendê, leite de coco e camarões grelhados

Receita da chef Janaina Rickmann rende cinco porções e fica deliciosa acompanhada de um bom vinho. 

O arroz faz parte das refeições de grande parte dos brasileiros, na maioria das vezes, o prato serve como acompanhante de grandes estrelas da gastronomia, mas, também tem potencial de assumir o papel principal durante as refeições. Para sair da rotina e inovar na cozinha, a chef Janaina Rickmann preparou um arroz de camarão para deixar aquele almoço ou jantar de família, ainda mais especial.

O arroz cremoso de forno está disponível no cardápio da Enoteca Decanter Blumenau. A receita rende cinco porções. Leva arroz parboilizado, azeite de dendê, leite de coco e camarões.

Ingredientes

1 kg de camarão médio

4 xícaras de arroz parboilizado

8 xícaras de água

2 dentes de alho

1 alho-poró

1/2 xícara de azeite de dendê

1/2 maço de coentro fresco

1/2 maço de salsinha fresca

1 pimenta de dedo-de-moça sem sementes

1 litro de leite de coco

4 tomates italianos maduros

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Aqueça a caçarola e derrame o azeite de dendê, refogue o alho-poró cortado em rodelas e o dente de alho picado, acrescente o tomate picadinho e deixe apurar por 5 minutos em fogo médio. Tempere os camarões com sal e pimenta e coloque na caçarola. Quando os camarões estiverem rosados, acrescente o leite de coco e a salsinha com o coentro bem picadinho, e adicione sal e a pimenta.

Em outra panela, derrame duas colheres de azeite de dendê, refogue o alho picado e a pimenta dedo-de-moça sem sementes bem picadinha e adicione o arroz. Em seguida acrescente as xícaras de água e deixe cozinhar o arroz. Quando o arroz estiver cozido, junte a caçarola e deixe refogar por 5 minutos.

Harmonização

Para apreciar a receita, o sommelier da Enoteca Decanter, de Blumenau, Santa Catarina, Sidney Lucas, sugere um bom e delicioso vinho branco. O sommelier ressalta que o Luigi Bosca Finca Los Nobles Chardonnay 2016, é perfeito para acompanhar o prato. “De cor dourada, o vinho tem aromas de abacaxi, maça, baunilha e avelãs tostadas. A bebida se destaca pela cremosidade, mas, na medida certa para não cansar”, comenta.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: