Ar condicionado: Especialista aponta cuidados com a saúde e sustentabilidade

arcond

Em casa ou no ambiente de trabalho, com as altas temperaturas dos últimos dias em Santa Catarina, o ar-condicionado tornou-se um grande aliado da população. No entanto, a pneumologista e alergologista do Hospital Dia do Pulmão (HDP) Caroline Bernardes, alerta que o equipamento também pode trazer problemas para a saúde, se não for bem utilizado e não tiver uma manutenção adequada.

“Os ácaros, fungos e bactérias, que se concentram no aparelho, são facilmente proliferados por todo o ambiente, provocando o surgimento de reações alérgicas” e quadros infecciosos, explica Bernardes. Por isso, a importância da manutenção e limpeza periódica do equipamento.

Outro motivo é o popular choque térmico. Além da rápida mudança de temperatura na transição entre ambientes climatizados e naturais, o resfriamento do ar pode afetar o trabalho e a sensibilidade da mucosa respiratória, ocasionando os sintomas de rinite, bronquites e outras doenças. “Uma recomendação é intercalar períodos com o sistema ligado e desligado. Assim, minutos antes de sair do ambiente, basta desligar o ar condicionado, para que o organismo se habitue à temperatura exterior”, indica.

 

Ar condicionado e a Sustentabilidade

Outra questão importante, segundo a pneumologista, é a sustentabilidade. Para cuidar da saúde e do meio ambiente é necessário atentar-se a alguns cuidados necessários ao utilizar o equipamento. São eles:

– Lembre-se de desligar o ar condicionado quando o ambiente estiver desocupado por mais de 30 minutos;

– Mantenha as portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado;

– Manter a temperatura do ar em 23ºC
De acordo com a especialista, em todas as pesquisas realizadas foi comprovado que 23ºC é a temperatura indicada para manter o ar condicionado no verão, trazendo assim maior conforto ao ambiente, considerando principalmente o bem estar do indivíduo. “Ao ligar o aparelho, é importante não colocar em temperatura menor pois não fará com que o ambiente esfrie mais rápido, teremos um consumo de energia sem necessidade e maior desgaste do aparelho”, aponta.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: