Arquitetura corporativa traduz a identidade das empresas para o ambiente de trabalho

Cada vez mais as empresas e escritórios têm se preocupado em criar um ambiente que, além de funcional, seja agradável aos olhos e proporcione conforto. Esse é o papel da arquitetura corporativa, que traduz a identidade da empresa nos móveis, decoração, iluminação e todos os elementos que fazem parte do ambiente. O arquiteto Osvaldo Segundo, do escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, de Blumenau/SC, salienta que um grande desafio nessa área é criar ambientes adaptados às necessidades das pessoas, pensando em facilitar a comunicação, proporcionar ergonomia e auxiliar no aumento da produtividade, tudo isso levando-se em conta o perfil da empresa. “Um escritório de advocacia, por exemplo, exige um ar mais formal, enquanto uma empresa de arquitetura pode mostrar-se mais criativa e despojada”, explica Osvaldo Segundo.

Iluminação
A iluminação é um ponto chave na arquitetura corporativa. Além de ter que obedecer às normas de saúde do trabalhador, deve valorizar o projeto arquitetônico. Sem contar que uma iluminação bem projetada pode criar efeitos incríveis. “Quando pensamos na iluminação, temos que ter cuidado para não criar sombras para áreas de leitura e de trabalho e dar destaque em alguns pontos”, observa Osvaldo Segundo.

Aqui, o arquiteto acrescentou à iluminação embutida que já existia, os três pendentes que conferem identidade à sala de reuniões e iluminam o centro da mesa.

1(1)

2

 

Neste outro escritório (abaixo), a iluminação direta na sala de reuniões proposta por Osvaldo Segundo criou um ar aconchegante, mas não menos profissional. As estações de trabalho facilitam a comunicação entre os funcionários e são mais iluminadas.

3

4

Materiais
Os materiais e cores utilizados também vão expressar a imagem que a empresa quer passar. Neste escritório de advocacia, Osvaldo Segundo optou por cores escuras nos móveis e nos revestimentos da parede e do piso. A mesa de reuniões em mármore Carrara e as cadeiras Wassily na recepção passam seriedade e criam uma atmosfera sóbria.

5

6

7

Ousadia
Em escritórios cujo trabalho está mais focado na criatividade, é possível ousar mais nas cores e texturas. Um exemplo é este escritório projetado por Osvaldo Segundo. O papel de parede com desenho de tijolos, os pendentes e o design das cadeiras cria um ambiente confortável e estimulante. As cores nas paredes e na decoração dão um ar mais descontraído e as estações de trabalho divididas por plantas humanizam o escritório.

8

9

10

Sobre Osvaldo Segundo
Osvaldo Segundo é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), pós-graduado em Planejamento Regional no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina (UNERJ), possui MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil pela FGV e curso Interior Design for Professionals no Instituto Marangoni de Milão-Itália.

Atuando na área desde 2000. Em 2010 consolidou o escritório de arquitetura Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, em Blumenau/SC, que conta com uma equipe de profissionais e parceiros para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos de edifícios, casas e arquitetura de interiores, seja residencial, comercial ou corporativo. A equipe de arquitetos busca propor soluções em projetos que atendam aos clientes com funcionalidade, viabilidade e apurado senso de estética.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: