Arrombamento: é possível evitar?

Com a criminalidade cada vez mais frequente, algumas medidas, como reforço em portas e janelas, podem ser importantes para proteger a casa de assalto.

Residências e estabelecimentos comerciais são alvos constantes de roubos. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2013 foram registrados 14.544 boletins de ocorrências de furtos – subtração de objetos sem o uso da violência – e 509 de roubos – subtração de objetos com uso de ameaça e violência – em residências, além de 5.326 de furtos e 1.206 de estabelecimentos comerciais no estado. O Vale do Itajaí é a região que mais teve ocorrências, com mais de cinco mil furtos e mais de 500 roubos. Entre as cidades, Itajaí lidera o ranking de furtos e roubos, com 633 e 94, respectivamente. Em segundo lugar está Blumenau, com 560 furtos e 64 registros de roubos. Segundo a Polícia Militar, estes números tendem a aumentar durante o final e início de ano, devido ao período de ausência das pessoas em virtude de férias. Por isso, algumas medidas são importantes para evitar os acontecimentos durante esta época.

“Os furtos acontecem, na maioria das vezes, no período diurno, horário em que compreende a carga horária de trabalho. Na época de férias, com a ausência dos moradores por longos períodos, este índice de arrombamentos aumenta. Já nos estabelecimentos, os furtos durante o dia são esporádicos. À noite é que existe maior incidência pelo fato de o local estar vazio”, destaca a soldado Fernanda Luzzani, da assessoria de comunicação do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau. As tentativas de um assaltante para entrar num local duram, em média, poucos minutos, por isso, a soldado ressalta que medidas de seguranças nas residências e estabelecimentos comerciais são importantes, para reduzir a probabilidade de o roubo ou furto acontecer.

Câmera, grades, portas e janelas resistentes, alarme, cães de guarda, interfone, muros e portões são alguns dos itens que auxiliam na segurança. “Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a incidência de furtos, como colocar fechaduras de mais resistência, janelas com proteção, dispositivos de iluminação que denunciem o infrator, e evitar deixar vitrines com objetos de pouco valor, em caso de estabelecimentos. Além disso, as câmeras também são importantes, pois auxiliam no reconhecimento do infrator e posterior captura”, comenta a soldado.

Atenção para portas e janelas

As portas principais, dos fundos e janelas são as principais tentativas de entrada dos assaltantes numa residência. Ou seja, reforçá-las com materiais mais resistentes é garantia de mais segurança. No mercado, existem modelos desses produtos que também são seguros para casos de assaltos e arrombamentos. As portas em PVC da empresa blumenauense Bellevue, por exemplo, se diferenciam das tradicionais, que possuem apenas um ponto de trava, onde a chave gira.

Os modelos de portas da Bellevue – que atua na fabricação de esquadrias em PVC – têm, no mínimo, três pontos de travamento, podendo chegar a nove, de acordo com a necessidade da segurança. “Entre os materiais utilizados para reforçar a segurança está o aço interno, que dificulta ainda mais os arrombamentos, e o vidro laminado, que em caso de quebra não se solta, apenas trinca, como um para-brisa de automóvel. Também há a possibilidade de aplicar vidro blindado, para quem prefere não colocar grades. Esses produtos são seguros tanto para residências, quanto para estabelecimentos comerciais”, ressalta Luiz Felipe Rebellato, diretor da empresa.

Medidas preventivas

Além desses itens que reforçam a segurança, há outras precauções para o dia a dia que podem ser importantes. Confira:

– Mantenha as portas trancadas mesmo quando estiver em casa;
– Não deixe portões e garagens abertas;
– Antes de sair ou entrar em casa, certifique-se da movimentação na rua e se não há nada suspeito;
– Mesmo quando não houver ninguém na residência, deixe uma luz acesa no interior, que possa ser vista pelo lado de fora;
– Não deixe uma grande quantidade de dinheiro ou joia em casa;
– Quando a família viajar, comunique algum vizinho próximo e confiável, para que fique de olho na residência;
– Não permita a entrada de estranhos em casa;
– Em caso de assalto, nunca se deve reagir ou se manifestar contra um assaltante. Também é preciso fazer contato imediato com a polícia.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: