As novas obrigatoriedades de e-Docs para 2015

Algumas já entram em vigor logo no primeiro dia do próximo ano.

O ano novo está chegando e com ele vêm também novas obrigatoriedades na área de documentos fiscais eletrônicos. Algumas delas entram em vigor já no início de 2015, por isso é importante ficar atento às datas.

A consultora de negócios da Inventti, Karine Gresser, alerta que logo em 1º de janeiro começa a obrigatoriedade da Manifestação do Destinatário no Amazonas, para todos os contribuintes, inclusive os enquadrados no regime de tributação Simples Nacional. No dia 3 de janeiro, entra em vigor esta mesma obrigatoriedade para estabelecimentos com faturamento superior a R$ 500 mil no Estado do Mato Grosso.

Também a partir de 1º de janeiro começam obrigatoriedades de uso da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) em alguns estados. No Rio de Janeiro, inicia a obrigatoriedade para as operações realizadas fora do estabelecimento; para operações internas para acobertar o trânsito de mercadorias, no caso de operação de coleta em que o remetente esteja dispensado da emissão de documento fiscal; e para todos os contribuintes, independentemente do regime de tributação, inclusive os em início de atividade, salvo o produtor rural não inscrito no CNPJ e o microempreendedor individual (MEI) de que trata o art. 18-A da Lei Complementar federal nº 123/06.

No Ceará, também no primeiro dia de 2015, todos os contribuintes do Estado serão obrigados à NF-e.

A consultora lembra ainda que uma obrigatoriedade importantíssima para começo do ano que vem é a desativação da NF-e 2.0 e a ativação da 3.0. “O prazo final para usar a 2.0 é 31 de março de 2015, por isso é bom ficar de olho na data e na atualização dos sistemas com a nova versão”, afirma Gresser.

Confira as demais obrigatoriedades para 2015 na tabela da Inventti neste link.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: