Baumgarten adquire equipamento para impressão digital

Com investimentos em novas impressoras, a empresa atenderá segmentos que exigem grande variedade de rótulos em pequenas tiragens

A Baumgarten Gráfica Ltda., com sede em Blumenau (SC), acaba de adquirir uma máquina de impressão digital HP WS 6000 que permitirá a produção de pequenos volumes, com agilidade e preços competitivos. O equipamento atenderá segmentos que necessitam de uma grande variedade de rótulos dentro de uma mesma linha de produtos, em tiragens reduzidas. Um exemplo são os de higiene e cosméticos. “Antigamente existiam três tipos de shampoo em uma mesma linha. Hoje, cada linha tem pelo menos o dobro de produtos: cabelos crespos, cabelos lisos, antifrizz, oleosos, secos, oleosos na raiz, entre outros”, explica o presidente da Baumgarten, Ronaldo Baumgarten Jr. “A indústria necessita cada vez mais de flexibilidade na produção, por isso investimos na impressão digital e estamos sempre inovando para oferecer o melhor a nossos clientes”, complementa.

A HP Indigo WS 6000 possui tecnologia que fornece rápido set up, alta qualidade de impressão e capacidade de repetição, além de flexibilidade para a produção de várias versões de rótulos da mesma linha. A nova impressora digital é mais competitiva que a impressão offset ou flexográfica para serviços até 4.000 metros lineares. “A Baumgarten, uma grande empresa do ramo gráfico de embalagens, principalmente no segmento de rótulos, agora apresenta competitividade para todos os tipos de volumes, atendendo às demandas e especificidades dos diferentes projetos de nossos clientes”, ressalta Baumgarten Jr.

Além do mercado nacional, a gráfica blumenauense é reconhecida internacionalmente pela produção de grandes volumes, para os quais a produtividade é garantida com uma série de máquinas de alta produtividade, grande número de cores e vários sistemas de impressão. Com o novo equipamento espera reconhecimento também nos volumes menores, por meio da impressão digital.

One Stop Shop – É este o conceito que norteia os serviços da Baumgarten Gráfica Ltda. Significa que o cliente encontra na empresa todas as soluções possíveis em rótulos, auto-adesivos, in-mould, termoencolhíveis e roll labels. Desta forma, o cliente apresenta a sua necessidade em decoração de embalagem e a Baumgarten lhe oferece a melhor solução para aquele projeto, tanto em relação ao tipo de rótulo, quanto em relação ao tipo de impressão ideal para aquela necessidade, pois a empresa oferece todos os sistemas de impressão: rotogravura, offset, serigrafia, letter-press, flexografia, hot stamping, cold foil, embossing e agora também a digital.

Acabamentos – Outro investimento da Baumgarten em 2010 foi na aquisição de uma máquina de acabamentos ABG Digicon Série 2, que complementa os trabalhos da impressora digital. Com ela é possível aplicar relevos e verniz localizado, hot-stamping ou cold foil, efeitos em serigrafia e flexografia, aplicar picotes e cortes especiais, além do corte reto para fornecer os rótulos em peças. “Desta maneira estamos proporcionando um diferencial importante para quem quer, independente da produção, destacar seu produto no mercado”, destaca Baumgarten.

A gráfica também acaba de ampliar a capacidade produtiva com a aquisição de duas novas impressoras, uma off-set plana Heidelberg e uma off-set híbrida. Investiu ainda em mais duas termoformadoras de bandejas para atender ao mercado de alimentos congelados. “A Baumgarten é uma das poucas gráficas no mundo que dispõe de todos os sistemas de impressão de rótulos”, comemora o presidente da companhia.

Além dos investimentos em novas máquinas e na ampliação de seu novo parque gráfico que concentrará todas as plantas produtivas e viabilizará o aumento de sua capacidade produtiva, a empresa também está investindo em novos softwares para as máquinas de impressão e em um novo sistema de gestão.

Sobre a Baumgarten Gráfica Ltda.

A Baumgarten foi fundada em 1881 por Hermann Baumgarten, filho de imigrantes alemães. Iniciou suas atividades produzindo o primeiro jornal de Blumenau e região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, denominado “Blumenauer Zeitung” e impresso em alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, em função da proibição da língua alemã no Brasil, a empresa iniciou outros trabalhos gráficos, consolidando-se no ramo de decoração de embalagens.

Atualmente é uma das maiores e mais completas indústrias gráficas da América Latina; conta com uma equipe qualificada de aproximadamente 300 funcionários, maquinário de alta tecnologia e variados sistemas de impressão, atuando na produção de rótulos e bandejas em cartão termoformado. No segmento de rótulos, a empresa traz ampla gama de soluções como rótulos, auto-adesivos, termoencolhíveis, in-mould e roll labels. A produção atende clientes de todo o Brasil e América Latina.

Mercado

O segmento de maior atuação da Baumgarten Gráfica atualmente é o ramo de cosméticos e higiene pessoal. Em seguida, vêm os setores: alimentício, petroquímico, bebidas, têxtil, limpeza e outros segmentos. A intenção para este ano é atuar mais fortemente nos mercados com menor concentração de vendas e fortalecer ainda mais a atuação no setor de cosméticos

Tecnologia de primeira linha

Com um maquinário de alta capacidade produtiva, a Baumgarten Gráfica é capaz de produzir grandes lotes em velocidade recorde, o que resulta em custo competitivo para grandes volumes.

Além disso, tem flexibilidade para atender a lotes menores e itens com grande variedade de versões. A impressão digital é a mais recente aquisição da empresa para reforçar esta característica.

Boa parte das matérias primas utilizadas vêm da Europa, Estados Unidos e China, assim como as máquinas de última geração. Por isso, a empresa é considerada uma das gráficas mais completas do mundo. Possui sistemas de impressão como rotogravura, off-set, serigrafia, letter-press, flexografia, hot-stamping, cold-foil e embossing, agora complementados com a aquisição da impressão digital.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: