Baumgarten apresenta relatório de sustentabilidade

Baseado no modelo da GRI, documento apresenta desempenho social, ambiental e econômico da organização

Em um momento em que o mundo debate o desenvolvimento sustentável do planeta na Rio+20, as empresas têm um papel fundamental na redução dos impactos ambientais. Um exemplo dessa nova atitude empresarial é a Baumgarten Gráfica, de Blumenau (SC), que emitiu neste mês de junho o seu primeiro relatório de sustentabilidade, utilizando a metodologia do GRI (Global Reporting Initiative). A missão da Global Reporting Initiative
(GRI) é satisfazer a necessidade de se comunicar de forma clara e transparente as estratégias e práticas sustentáveis para se compartilhar globalmente, oferecendo uma estrutura confiável para a elaboração de registros, que possa ser usada por organizações de todos os tamanhos, setores e localidades.

No relatório de sustentabilidade da Baumgarten constam informações sobre o desempenho econômico, o Programa Viva (programa de sustentabilidade da empresa, baseado nos três pilares: social, econômico e ambiental), inovação e melhoria contínua, diálogo com stakeholders, desempenho ambiental, patrocínios e doações. O modelo de relatório da GRI, entidade não-governamental, com sede na Holanda, é o mais difundido mundialmente. Durante a sua elaboração, se torna necessária o engajamento de todos os envolvidos, discussão sobre impactos e estabelecimento de indicadores e metas.

A Baumgarten considera a sustentabilidade como parte da estratégia organizacional. O assunto vai ao encontro dos anseios da sociedade e, por isso, a empresa trabalha em prol de uma nova ordem econômica, mais verde, responsável e justa. Por esta razão, a sustentabilidade também foi inserida na missão, visão, valores e no Código de Ética. “Na Baumgarten, a sustentabilidade é vista como um modelo de gestão. A condução dos nossos negócios é baseada nesse importante tema”, aponta o presidente da empresa, Ronaldo Baumgarten Jr.

Além disso, estão em desenvolvimento várias iniciativas relacionadas a produtos e diferentes processos, a fim de auxiliar os clientes a fabricarem itens mais sustentáveis e desenvolverem uma cadeia de valor cíclica. A Baumgarten também está participando do projeto REEF, em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart, desenvolvendo projetos de eficiência energética e otimização de recursos. Além disso, a indústria inscreveu-se no Carbon Disclosure Project (CDP), ressaltando o compromisso com a redução das emissões de gases efeito estufa.

“Com 130 anos de história, a Baumgarten promoveu relevantes mudanças ao integrar suas unidades de negócio em um novo parque industrial e sob uma única direção. Ao transferir pessoas e equipamentos de local, montar e adequar equipes e padronizar processos, a empresa continuou atendendo aos pedidos dos clientes com a mesma qualidade e pontualidade, pavimentando seu caminho para o futuro sustentável.

A comunicação desses dados por meio do relatório confere transparência aos desempenhos social, ambiental e econômico da empresa e contribui para entender a relação da Baumgarten com o tripé da sustentabilidade”, aponta Baumgarten Jr.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: