Baumgarten Gráfica adere ao Carbon Disclosure Project

[photopress:Ronaldo_Fachada_Rua_Bahia2.jpg,resized,pp_image]

O planejamento estratégico da Baumgarten reconhece a importância da sustentabilidade como um dos pilares para o crescimento e longevidade do negócio. Para aprimorar os processos da empresa nesta área, foi criado o Comitê Interno de Sustentabilidade, que desenvolverá em parceria com a consultora OA Engenharia, um trabalho estruturado, consistente e focado em resultados sustentáveis.

A empresa está definindo indicadores de sustentabilidade nos âmbitos ambiental, social e econômico. A cada um, são atribuídos metas e procedimentos para acompanhamento e melhorias. Além disso, a Baumgarten aderiu ao Carbon Disclosure Project (CDP), para levantar, acompanhar e definir ações para redução das suas emissões de carbono. “O que norteia a política de sustentabilidade da empresa é o indivíduo, seu bem-estar e a garantia de seu futuro”, destaca o presidente Ronaldo Baumgarten Jr.

Prova do comprometimento da empresa é a concepção do novo parque gráfico, que deve ser concluído ainda este ano. “O projeto arquitetônico foi todo pensado para reduzir demandas energéticas; propõe volumes horizontais para as edificações industriais e compartilhamento de serviços e utilidades de apoio”, exemplifica o presidente.

O projeto procura o uso mínimo de materiais e recursos energéticos. Com o emprego das mais modernas técnicas, o novo parque gráfico contará com a coleta e reuso de águas pluviais, sistemas para gestão de água, energia e resíduos, iluminação natural, minimização de entradas de energia térmica para ampliação de conforto, entre outras.

Sobre o Carbon Disclosure Project

O Carbon Disclosure Project é considerado o maior banco de dados do mundo sobre a emissão de carbono por empresas. A entidade sem fins lucrativos produz um relatório anual que auxilia as empresas a medirem e divulgarem seus impactos em relação às mudanças climáticas, com o objetivo de fornecer aos investidores e gestores de planejamento estratégico informações climáticas confiáveis.
A entidade atua nas maiores corporações do mundo para ajudá-las a demonstrar que uma redução efetiva nas emissões de carbono pode ser feita junto a suas atividades produtivas.

Para o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o Carbon Disclosure Project está ajudando a convencer empresas ao redor do mundo em medir, gerenciar, reportar e em última instância reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. “Nenhuma outra organização está congregando este tipo de informação empresarial sobre mudança climática e fornecendo-a para o mercado”, afirma.
A participação de entidades brasileiras signatárias registrou significativo aumento em 2009, com a adesão de 53 empresas nacionais, que representam 11% do total de signatários do projeto.

Para saber mais sobre o CDP acesse www.cdproject.net


Sobre a Baumgarten Gráfica Ltda.

A Baumgarten foi fundada em 1881 por Hermann Baumgarten, filho de imigrantes alemães. Iniciou suas atividades produzindo o primeiro jornal de Blumenau e região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, denominado “Blumenauer Zeitung” e impresso em alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, em função da proibição da língua alemã no Brasil, a empresa iniciou outros trabalhos gráficos, consolidando-se no ramo de decoração de embalagens.

Atualmente é uma das maiores, mais completas e modernas indústrias gráficas da América Latina; conta uma equipe qualificada de aproximadamente 300 funcionários e maquinário de alta tecnologia. Com o conceito One Stop Shop – que norteia os serviços da Baumgarten Gráfica – o cliente encontra na empresa praticamente todas as soluções possíveis em rótulos, auto-adesivos, in-mould, termoencolhíveis, roll labels, tags, etiquetas em pano, blisters, além de bandejas em cartão termoformado. A empresa também tem o importante diferencial de dispor de praticamente todos os sistemas de impressão de rótulos: rotogravura, offset, serigrafia, letter-press, flexografia, hot stamping, cold foil, embossing e impressão digital.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: