Baumgarten Gráfica e stakeholders trabalham na elaboração de relatório de sustentabilidade

Com a revisão do planejamento estratégico em 2010, a Baumgarten Gráfica, de Blumenau (SC), passou a considerar a sustentabilidade como um importante pilar em sua atuação. Quase um ano depois, a empresa começa a elaborar o primeiro relatório de sustentabilidade, que será publicado no início de 2012. Para isso, a indústria ouvirá a opinião dos stakeholders – funcionários, clientes e fornecedores. Os colaboradores responderão a um questionário, após reuniões internas, para que conheçam melhor o programa e se motivem a participar do tema. Os clientes também vão participar de uma pesquisa, por meio de um questionário on-line. Já os 13 fornecedores selecionados em todo o Brasil, entre multinacionais de insumos, empresas de logística e prestadores de serviço, participarão de um encontro para aplicação da pesquisa, no dia 22 de setembro, na sede da Baumgarten.

Para o presidente da empresa, Ronaldo Baumgarten Jr., este contato é fundamental para que haja um alinhamento entre o que a indústria planeja e o que pensam os stakeholders. “Queremos saber quais aspectos em sustentabilidade o grupo considera mais importante. Estas opiniões, alinhadas com a política de sustentabilidade da Baumgarten, nos ajudarão a definir quais ações serão priorizadas”, explica.

Além de ouvir a opinião dos fornecedores, este evento também servirá como uma primeira fase do engajamento do grupo no programa de sustentabilidade da Baumgarten. “Nossa ideia é buscar o desenvolvimento de uma cadeia de valor sustentável e cíclica, focando no bem-estar do indivíduo em nosso programa. Precisaremos ter nossos fornecedores envolvidos com esta estratégia, para que juntos possamos atingir a meta proposta”, diz Baumgarten Jr. Durante o evento, os membros do Comitê de Sustentabilidade também apresentarão o programa VIVA, os resultados alcançados até o momento e os principais desafios.

O material será organizado por meio da metodologia Global Reporting Initiative – GRI, modelo mais utilizado pelas grandes empresas em todo o mundo. O órgão é uma ampla rede multistakeholder, composta por milhares de especialistas de dezenas de países em todo o mundo. O objetivo da instituição é colaborar com desenvolvimento de normas globais de elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Sobre a Baumgarten

A Baumgarten Gráfica é uma das maiores, mais completas e modernas indústrias gráficas da América Latina. Com cerca de 350 funcionários e maquinário de alta tecnologia, oferece soluções em rótulos, autoadesivos, in-mould, termoencolhíveis, roll labels, tags, etiquetas estampadas em tecido, cartelas blister, além de bandejas termoformadas em cartão.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: