Baumgarten Gráfica faz intervalo na produção para lançar Programa de Sustentabilidade

A produção da Baumgarten Gráfica, de Blumenau (SC), parou na tarde desta quarta-feira, 3 de novembro. Os mais de 300 funcionários participaram do lançamento do Programa de Sustentabilidade que será implantado na indústria. A nova política segue uma tendência mundial e tem como objetivo garantir o bem-estar das pessoas por meio de ações voltadas para a minimização do uso de recursos naturais. “As práticas se estendem a todos, funcionários, clientes, fornecedores, governo, membros da comunidade. Precisamos pensar nos profissionais de nossa empresa, mas também nas próximas gerações. Este é um momento único. A Baumgarten está passando por uma grande mudança e a primeira delas é esta: paramos a produção e unimos todos em volta de um mesmo objetivo”, explica o presidente Ronaldo Baumgarten Jr.

As ações foram elaboradas pelo Comitê Interno de Sustentabilidade, formado por profissionais de diferentes áreas da empresa. O grupo conta com o apoio do consultor ambiental Renan Lindner, da OA Engenharia.O programa pretende também promover a educação continuada dos colaboradores, melhoria de procedimentos internos, otimização das atividades e integração de todos os profissionais.

A empresa definiu indicadores de sustentabilidade nos âmbitos ambiental, social e econômico. A cada um, foram atribuídas metas e procedimentos para acompanhamento e melhorias. Além disso, recentemente, a Baumgarten aderiu ao Carbon Disclosure Project (CDP), para levantar, acompanhar e definir ações para redução das suas emissões de carbono.

Prova do comprometimento da empresa é a concepção do novo parque gráfico, que deve ser concluído ainda este ano. “O projeto arquitetônico foi todo pensado para reduzir demandas energéticas; propõe volumes horizontais para as edificações industriais e compartilhamento de serviços e utilidades de apoio”, exemplifica o presidente.

O projeto procura o uso mínimo de materiais e recursos energéticos. Com o emprego das mais modernas técnicas, o novo parque gráfico contará com a coleta e reuso de águas pluviais, sistemas para gestão de água, energia e resíduos, iluminação natural, minimização de entradas de energia térmica para ampliação de conforto, entre outras.

Sobre a Baumgarten Gráfica Ltda.

A Baumgarten foi fundada em 1881 por Hermann Baumgarten, filho de imigrantes alemães. Iniciou suas atividades produzindo o primeiro jornal de Blumenau e região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, denominado “Blumenauer Zeitung” e impresso em alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, em função da proibição da língua alemã no Brasil, a empresa iniciou outros trabalhos gráficos, consolidando-se no ramo de decoração de embalagens.

Atualmente é uma das maiores, mais completas e modernas indústrias gráficas da América Latina; conta uma equipe qualificada de aproximadamente 300 funcionários e maquinário de alta tecnologia. Com o conceito One Stop Shop – que norteia os serviços da Baumgarten Gráfica – o cliente encontra na empresa praticamente todas as soluções possíveis em rótulos, auto-adesivos, in-mould, termoencolhíveis, roll labels, tags, etiquetas em pano, blisters, além de bandejas em cartão termoformado. A empresa também tem o importante diferencial de dispor de praticamente todos os sistemas de impressão de rótulos: rotogravura, offset, serigrafia, letter-press, flexografia, hot stamping, cold foil, embossing e impressão digital.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: