Baumgarten Gráfica investe R$ 30 milhões em tecnologia e sustentabilidade

Empresa aplica recursos na aquisição de 18 novos equipamentos, modernização do novo parque fabril e ações voltadas para sustentabilidade

Mais de R$ 30 milhões de reais. Este foi o valor investido pela Baumgarten Gráfica, de Blumenau (SC), na aquisição de equipamentos, modernização do parque fabril e no desenvolvimento do programa de sustentabilidade, entre 2009 e 2011. O presidente da indústria, Ronaldo Baumgarten Jr., explica que, desta forma, se encerra o processo de consolidação da empresa no mercado em que atua. “Investimentos são sempre necessários na busca de uma competitividade sustentável. Fizemos um trabalho interno bastante forte, temos um parque gráfico atualizado tecnologicamente e sistemas que nos possibilitam o correto gerenciamento de todos os recursos. Para crescer, é preciso ter os olhos no que o setor apresenta para o futuro, além de uma visão voltada para o bem-estar dos colaboradores, comunidade e preservação do ambiente em que vivemos”, diz.

Nos últimos dois anos, foram adquiridos 18 novos equipamentos, importados da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Estados Unidos, Suíça e também produzidos no Brasil. As máquinas contribuirão para os processos de impressão e acabamento de rótulos autoadesivos e aplicação com cola, termoencolhíveis, in-mould e bandejas. Os investimentos também foram utilizados na implantação de sistemas de gestão empresarial (ERP), gerenciamento de cores e qualidade, treinamento e qualificação do corpo técnico.

O principal objetivo é fornecer aos clientes produtos de qualidade e competitivos, por meio de tecnologias modernas e atuais. Tudo isso acontece em sua nova configuração física, onde a Baumgarten unificou as cinco – que existiam antes – unidades de negócio em um só parque gráfico. As ações vêm ao encontro da estratégia da empresa, de sempre manter o foco no foco do cliente. “É dessa maneira que garantimos nossa competitividade e relevância no mercado. Além disso, focamos a manutenção de nosso alto padrão de serviço, agilidade, plena competitividade, crescimento constante e acelerado”, aponta o presidente.

Para o futuro, a empresa planeja novos investimentos, sempre focando a manutenção do alto padrão tecnológico do parque fabril. “É dessa maneira que garantimos nossa competitividade e relevância no mercado. Também focamos a manutenção de nosso alto padrão de serviço, agilidade, crescimento constante e acelerado. Nunca é fácil transformar uma organização, mas conseguimos alcançar este objetivo. Precisávamos olhar a Baumgarten sob uma nova ótica e recriar a empresa, sem que nossos clientes fossem prejudicados. Conseguimos e hoje estamos mais preparados para o futuro” ressalta Baumgarten Jr.

Sustentabilidade

A Baumgarten aposta em novas políticas, voltadas para o eco-design, desenvolvimento de uma cadeia de valor sustentável e cíclica, preservação do meio ambiente e bem-estar dos colaboradores e comunidade. Com a revisão do planejamento estratégico em 2010, a empresa definiu nova missão, visão e valores corporativos, nos quais a sustentabilidade é considerada um dos pontos importantes em sua atuação. A empresa criou o Comitê Interno de Sustentabilidade, que deu origem ao VIVA, programa de sustentabilidade da empresa que está desenvolvendo um trabalho estruturado, consistente e focado em resultados. No início de 2012 a Baumgarten emitirá seu primeiro relatório de sustentabilidade utilizando a metodologia do GRI (Global Reporting Initiative). A empresa também está participando do projeto REEF, em parceria com o Senai e a Universidade de Stuttgart, desenvolvendo projetos de eficiência energética e otimização de recursos.
Sobre a Baumgarten Gráfica

A Baumgarten Gráfica é uma das maiores, mais completas e modernas indústrias gráficas da América Latina. Com 130 anos, cerca de 350 funcionários e maquinário de alta tecnologia, oferece soluções em rótulos, autoadesivos, in-mould, termoencolhíveis, roll labels, tags, etiquetas estampadas em tecido, cartelas blister, além de bandejas termoformadas em cartão.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: