Bella Janela deve encerrar 2011 com 40% de crescimento na produção

Para manter o ritmo em alta, empresa investe cerca de R$ 400 mil em processos, equipamentos e pessoas.

Blumenau (SC) – Com uma produção de 300 mil cortinas/mês, a catarinense Bella Janela é líder no segmento nacional de cortinas prontas e de qualidade, atendendo a todo o mercado nacional em grandes lojas e magazines de todo o país. Em 2011, a empresa completa 18 anos, com uma perspectiva de crescimento de 40%. Para 2012, a meta é crescer entre 25 e 30%.

O crescimento trouxe excelentes resultados para a empresa, mas, de acordo com Roberto Baby, o sócio-fundador da Bella Janela, o ritmo foi muito rápido e os processos internos não acompanharam a alta da produção. “Algumas áreas da empresa, como estoque e expedição, não estavam estruturadas para atender a demanda”, destaca. Baby exemplifica que eram produzidas em média de 5 a 6 mil caixas de cortina por dia; e a expedição só conseguia dar a saída em aproximadamente mil caixas por dia. “O gargalo era enorme”, comenta.

Para sanar esta deficiência, a primeira atitude foi investir na reestruturação interna. Foram investidos cerca de R$ 400 mil em melhorias de processos, novos equipamentos e contratações. As principais mudanças foram no setor de estoque, que passou a ser totalmente automatizado. “Antes, a empresa tinha inúmeros controles manuais, hoje é tudo informatizado”, comenta o gerente geral Rodrigo Hilário. A empresa também realizou contratações e implantou o terceiro turno. Como resultado, a Bella Janela quintuplicou a capacidade produção e dobrou o faturamento. O volume de distribuição também aumentou e no mês de outubro chegou a 107% da meta.

As mudanças foram implantadas em um curto período de tempo, apenas quatro meses, e foram lideradas por Rodrigo Hilário, contratado especificamente para este projeto de reestruturação.

Histórico

Há 18 anos, quando a Bella Janela foi fundada, as cortinas prontas eram mal vistas no mercado, mas este conceito mudou em grande parte pelo bom trabalho desempenhado pela blumenauense, que logo foi seguido por outras fabricantes do ramo. “Quebramos o paradigma das cortinas prontas; com produtos de beleza e qualidade, com praticidade para o cliente”, destaca Roberto Baby.

Pioneira e responsável pela inovação no segmento de cortinas prontas de qualidade, design e com o conceito de alta decoração, a Bella Janela produz mensalmente 300 mil peças. A empresa atende todo o mercado nacional e está presente em lojas especializadas e grandes magazines em todo o Brasil.

Para crescer, a Bella Janela investiu na profissionalização e hoje integra a sociedade o irmão do fundador, Rogério Baby. A empresa também investe em uma área de criação e desenvolvimento que acompanha as tendências mundiais de decoração e participa de eventos como a Heimtextil, maior feira internacional de têxteis para o lar, na Alemanha.

A Bella Janela começou há ser delineada quando Roberto Baby era representante de uma fábrica de tecidos, que hoje é sua fornecedora. “Comecei fazendo acessórios para decoração, como varões e ilhoses”, conta. Depois esta parte da fábrica foi adquirida por um grupo de funcionários e hoje se chama Bella Arte. Após a cisão da parte de acessórios, a Bella Janela começou a fabricar exclusivamente cortinas corta-luz, popularmente conhecidas como “blackout”. Segundo Baby, foi uma grande inovação na época, pois as pessoas não encontravam este tipo de cortina pronta. Era preciso comprar o material e mandar fazer. Foi a Bella Janela que popularizou o uso do “blackout” no Brasil.

Saiba mais no site www.bellajanela.com.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: