Empresa espanhola investirá cerca de R$ 400 milhões em usinas fotovoltaicas no Brasil

A espanhola Gas Natural Fenosa, empresa de gás natural e energia elétrica, investirá em dois empreendimentos fotovoltaicos
 em Minas Gerais, que somam 83 MWp. Além do alto investimento, logística para a instalação das usinas chamou atenção.

A empresa espanhola Gas Natural Fenosa, que já controla outras concessionárias no Brasil, venceu mais uma licitação para dois 
projetos fotovoltaicos, em Minas Gerais. Com o novo investimento, prevê um aumento de 5% na área de distribuição de gás 
natural no Brasil, ainda neste ano.
 
Os empreendimentos fotovoltaicos serão em Guimarânia e, somados, gerarão 83 MWp, em Minas Gerais. O investimento total 
será de aproximadamente R$ 400 milhões e a expectativa é que a produção comece no quarto trimestre deste ano. As usinas terão 
potência de 82,54 MWp e gerados pela combinação de 249 mil painéis solares. Além de 2.760 seguidores solares, 62 inversores e
32 transformadores de meia tensão.

A logística para os empreendimentos chama a atenção. As placas solares vieram da China e foram transportadas pela DC 
Logistics Brasil. Ao todo, o processo durou três meses e 16 dias, desde o primeiro embarque, na China, até Guimarânia (MG), 
destino final. Foram transportados 248 contêineres de 40 pés, com uma média de 720 placas solares por contêiner e 30% dos 
painéis são de fabricação Brasileira.

Para a importação e transporte dos materiais, a DC Logistics Brasil realizou toda a logística necessária, desde o embarque
internacional, passando por remoção das unidades para zona secundária em Santos (SP) até a entrega dos contêineres ao destino 
final. “Foi um projeto bastante desafiador, pois em três meses realizamos toda a entrega, desde a China até Minas Gerais. Com os 
gargalos logísticos do Brasil, como burocracias no terminal, alfândegas interestaduais, trânsito e estradas deterioradas nem sempre
 tudo saía como previsto, mas todos se esforçaram muito para que tudo fosse feito da melhor maneira possível”, afirma João 
Carneiro, Operation (ocean import) da DC Logistics Brasil.

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