Blues é destaque em Blumenau

O Blues é um gênero musical que tem inspirado diversos ritmos ocidentais ao longo do tempo. Com notas baixas e suaves, ele tem deixado sua marca no Jazz, Rhythm and Blues, Soul, Rock e música Country e demais composições modernas. Em Blumenau, este estilo tem ganhado cada vez mais força, pelo talento dos músicos blumenauenses e estabelecimentos que apostam no Blues.

Principal fonte de todos os gêneros musicais americanos, ele foi criado no final do século 19 pelos escravos negros do sul dos Estados Unidos. Derivado dos cantos religiosos chamados Spirituals e das histórias contadas com um violão, o termo Blues vem de Blues Devils, que significa melancolia. Por isso, o gênero é marcado pelas vozes graves e ritmos bem marcados, que contam as dificuldades e felicidades da vida.

Desde seu surgimento, vários artistas se consagraram tocando e cantando Blues. Um dos primeiros foi Charley Patton, que na década de 20 era conhecido como o pai do “Delta Blues”, uma das vertentes do Blues. Muitos outros nomes também se consagraram, como Willie Brown, Tommy Johnson, Son House, Leroy Carr, Silvester Weaver, Blind Willie Johnson, Bo Carter, e talvez o mais famoso, B.B. King.

O Blues também é fonte de inspiração para as noites de quinta-feira em um restaurante de Blumenau. O Nibbles Food & Fun, especializado em gastronomia norte-americana, mantém o já tradicional Quinta-Feira do Blues, onde diversos artistas da região e do estado tem um espaço de divulgação de seu trabalho, além de proporcionar ao público um belo show acompanhado de um cardápio variado.

Semanalmente, diversas bandas se apresentam no palco do Nibbles, que já recebeu nomes como Léo Maier, Ton Rock, e as bandas Máfia S/A, Jelly Roll Boys e SleepWalk, novos e já conhecidos artistas da cena musical em Blumenau. O restaurante, que atende de segunda a domingo, também oferece seu palco nas sextas e sábados, para bandas de rock, indie, folk e MPB.

O Blues em Blumenau

O crescimento e valorização do Blues em Blumenau podem ser percebidos pelo número de estabelecimentos que apostam no gênero como atrativo para seus clientes. Segundo o músico Léo Maier, ter um espaço semanal para a divulgação do Blues na cidade é bastante benéfico. “Às vezes a galera vai pra comer, bater um papo e não dá muita bola pra banda, mas na maioria dos casos, o pessoal participa, pede música, faz perguntas no intervalo e depois do show sobre Blues, interage e fica ligado na banda. É um ritmo contagiante, afinal!”, conta Léo.

O músico começou a tocar violão com 14 anos, inicialmente com influências de rock clássico e heavy metal. Aos 19, o interesse pela música o fez conhecer artistas como Muddy Waters, John Lee Hooker e Freddie King, se impressionado pelo Blues. Hoje, aos 29 anos, já trabalha profissionalmente com o Blues. Ele mantém dois projetos, o Léo Maier Trio e Léo Maier Quarteto, com outros músicos que o acompanham pelos shows. Segundo Maier, “as coisas aconteceram devagar, mas aconteceram. Mais músicos se dedicam a este gênero, o público cresceu e naturalmente o espaço cresceu”, conta.

O próximo show de Léo Maier no palco do Nibbles acontece dia 12 de fevereiro, a partir das 21 horas. Especializado em culinária norte-americana, o restaurante Nibbles Food & Fun fica na rua Otto Hennings, bairro Itoupava Seca. Reservas e informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3037-4451.


(Foto: Mariana Florencio)

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: