Blumenau ganha companhia de dança profissional

[photopress:DSC06093_2.JPG,resized,pp_image]

Dezessete bailarinos estão colocando em prática um sonho antigo de várias gerações de bailarinos de Blumenau, com a estreia da Cia. Experimental Pró-Dança de Blumenau. A maioria dos bailarinos são alunos veteranos do Pró-Dança e alguns são colegas de outras escolas da cidade, que aderiram ao projeto.

Os ensaios iniciaram no mês de agosto e a direção da companhia está a cargo da diretora artístico-pedagógica do Pró-Dança, Beatriz Niemeyer. As aulas, ensaios e montagem das coreografias estão sob o comando de Wald Oliveira, que atua como “maître” e coreógrafo do grupo. “O ingresso de Wald no Pró-Dança, no início deste ano, já tem resultado em inovações artísticas importantes e acreditamos que sua larga experiência profissional construa o elo entre o sonho e a realização”, destaca Beatriz.

A Companhia trabalha sobre os fundamentos do ballet clássico, mas além de coreografias tradicionais, construirá sua própria identidade pautada na criatividade e na ousadia da dança contemporânea. A missão do Teatro Carlos Gomes, de ser referência cultural no Estado de Santa Catarina, corrobora um projeto como este. “Além de uma orquestra, um coral, um companhia de teatro, um teatro de renome merece uma companhia de dança”, ressalta Beatriz. Aos poucos a proposta está se alastrando e ganhando apoiadores.

Apesar de ainda não contar ainda com um patrocinador, a Companhia está apostando mais uma vez nesse ideal e pretende mostrar a que veio. Os bailarinos estão dispostos a fazer aulas, ensaiar arduamente, construir seu repertório, montar espetáculos, viajar, competir e estabelecer-se. Segundo Beatriz, todos estão esperançosos e otimistas.

Sobre Wald Oliveira

Wald Oliveira é professor do Pró-Dança, bailarino e coreógrafo nas áreas de Jazz, Dança Contemporânea e Ballet Clássico. O artista iniciou seus estudos de dança no ano de 1977, na cidade de Curitiba, PR, e já trabalhou com mais de 80 Grupos e companhia de dança do Brasil e exterior, criando trabalhos coreográficos que são premiados em vários festivais nacionais e internacionais. Wald também é convidado para dar cursos e ser jurado em vários eventos do país.

Já dançou como convidado na noite de abertura do Festival de Dança de Joinvile, foi premiado como Coreógrafo-revelação na cidade do México e São Paulo, no Jazz Dance de 1995, e vem recebendo premiações no Festival de Dança de Joinville em 1º, 2º, e 3º lugares, desde 1985 até 2008.

Wald também é pesquisador do movimento corporal e estuda a desconstrução do movimento do bailarino por meio da condução do indivíduo numa linguagem singular, com o contato da forma física em conjunto e individual, transformando a forma em dança. Seus estudos aliados à experiência e à técnica o tornam um dos coreógrafos mais premiados do país.

Fernanda R. S. Momm
Presse Comunicação Empresarial
(47) 9919-6779
www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: