Blumenau pode ganhar posto para emissão de passaportes

A possibilidade de Blumenau voltar a ter um posto de atendimento da Polícia Federal para emissão de passaportes não foi descartada pelo delegado da Polícia Federal de Itajaí, Luciano Eduardo Raizer, que participou da reunião de Diretoria da Acib na segunda-feira (9), acompanhado do papiloscopista da PF Carlos Ruschel.

As entidades empresariais, representadas na reunião pela Acib e CDL, se dispuseram a comprar os equipamentos necessários. O gerente de Marketing do Blumenau Norte Shopping, Fabiano Bussi, ofereceu uma área do empreendimento para a instalação do posto. O delegado se comprometeu a fazer um levantamento de dados econômicos e da demanda desse atendimento em Blumenau para enviar à Superintendência da PF em Florianópolis, pleiteando o serviço. A PF teria que disponbilizar os funcionários para atendimento, que são terceirizados, e policiais federais para supervisionarem o trabalho.

Raizer admitiu que em Itajaí o prazo para emissão do documento está acima da média ideal de 30 dias, chegando a 60 dias. “Isso se dá em razão do número limitado de máquinas (duas para emissão de passaportes e uma para fazer a entrega do documento) e apenas quatro funcionários para operar as máquinas”, justificou. O delegado também atribuiu a morosidade do serviço à falta de efetivo policial. “Recentemente a PF lançou concurso público para contratação de 1.200 policiais. Não sabemos ainda quantos vêm para o Estado, mas devem suprir pelo menos os policiais que estão se aposentando”, informou.

Outros fatores que impedem um atendimento mais ágil, segundo Raizer, são as frequentes quedas de energia no local, pessoas que agendam e não comparecem ou passageiros que comparecem sem os documentos necessários. A reunião na Acib também contou com a presença de integrantes do Núcleo de Agências de Viagens e Turismo, que expuseram ao delegado as principais dificuldades enfrentadas.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: