Blumenau recebe 1º Encontro do Programa de Microfinanças de SC

microcrdito

Nesta semana, a Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (AMCRED-SC), em parceria com a Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), e com apoio do Sebrae-SC, realiza o 1º Encontro do Programa de Microfinanças de Santa Catarina, criado pelo governo do Estado em outubro de 2014, por meio da Lei 16.474. O evento ocorre nos dias 18 e 19, na sede da Ampe, em Blumenau.

O diretor executivo da BluSol, Amadeu Trentini, destaca que “este encontro será importante para atual momento econômico brasileiro e catarinense. São em momentos de crise que nascem os pequenos negócios, e estes também precisam de recursos financeiros para seus investimentos. Na ocasião, será abordado o atual cenário econômico por meio de oficinas com questionamentos contábeis e jurídicos”.

Nos últimos 15 anos foram emprestados aos pequenos empreendedores catarinenses cerca de R$ 2 bilhões em operações de microcrédito. Com estas linhas de crédito, milhares de pessoas puderam investir no próprio negócio ou aumentar o capital de giro da empresa. Estima-se que a injeção desse valor na economia do Estado tenha contribuído para a geração de mais de 600 mil empregos. Segundo Trentini, o Encontro do Programa de Microfinanças de Santa Catarina irá avaliar números como esses e traçar planos para 2016.

Com abertura às 14h, na quarta-feira (18), pela presidente da AMCRED-SC, Isabel Baggio, na sede da Ampe o evento prevê a realização de reuniões técnicas, treinamentos e entrega de premiações e homenagens. Ainda na tarde do dia 18, acontece a reunião do Conselho Fiscal da entidade. Em seguida, está marcada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para discutir e deliberar sobre o plano de ações da entidade para 2016, assim como aprovar o orçamento do próximo ano. Um dos pontos mais importantes da pauta é a criação de uma Sociedade de Garantia de Crédito (SGC), voltada a operar com garantias mútuas para microempreendedores individuais e microempresas, o que, se aprovado, deverá ampliar significativamente o acesso ao crédito a esse segmento.

REUNIÕES TÉCNICAS

Paralelamente à reunião do Conselho Fiscal, serão realizadas duas reuniões técnicas. A primeira, voltada a gestores, contadores, auditores e profissionais das áreas de consultas para avaliação de risco de crédito, alimentação da Central de Risco e consultas ao SCR, abordará a padronização de procedimentos contábeis, cálculo e interpretação de indicadores de desempenho e sua importância para a governança e transparência nas instituições de microfinanças. A segunda reunião técnica discutirá questões jurídicas relacionadas ao modelo operacional das OSCIPs e é voltada a advogados, consultores jurídicos e gestores.

PALESTRA E PREMIAÇÃO

Na quinta-feira (19), às 9h, o economista Carlos Alberto dos Santos, consultor do Sebrae Nacional, faz a palestra “Programa de Microfinanças de Santa Catarina – 10 anos de conquistas! E os próximos 10 anos?”. Após a palestra, será realizada a cerimônia de entrega do prêmio Talentos do Programa de Microfinanças de Santa Catarina 2015 para os microempreendedores que se destacaram durante este ano, entre todos os que foram atendidos com recursos do programa, e para os agentes de crédito das organizações associadas à AMCRED-SC.

Os vencedores da premiação na categoria Empreendedor de Destaque são Ednei Junior Jenkoski, Helena Margarete Ferreira Kiatkoski e Jonata Waterkemper. Eles foram selecionados entre dezenas de participantes, depois de receber a indicação das regionais da entidade no estado (Oeste, Sul e Serra, Norte e Vale do Itajaí). Cada finalista vai receber um aparelho de telefone celular e uma máquina para captura de vendas por cartão de crédito. Os participantes foram avaliados por uma comissão julgadora que levou em conta o histórico do empreendimento (tempo de atividade, experiência, histórico de crédito, superação de problemas da atividade e relacionamento com a OSCIP), inovação (características inovadoras e criativas do empreendedor), perfil do empreendedor (comprometimento, perseverança, visão de futuro), impacto social do negócio (geração de empregos, benefícios para a comunidade e contribuição para a preservação do meio ambiente).

O talento dos agentes de crédito das organizações de microcrédito também será reconhecido com a entrega do prêmio Agentes de Destaque do Programa de Microfinanças de Santa Catarina em 2015, conquistado por Anelise da Silva, Marilete Luchtenberg dos Santos e Samanta Ramirez. Cada uma vai receber um notebook. Para chegar à final, os participantes passaram por uma seleção regional, que classificou os três melhores em cada uma das quatro regiões de atuação das associadas à AMCRED-SC. Entre os critérios de avaliação previstos no regulamento do prêmio está o resultado econômico alcançado pelos agentes, mas a comissão julgadora observou também critérios como tempo de atividade, atuação em outras áreas, capacidade de superação de problemas e bom relacionamento com clientes e colaboradores.

AMCRED-SC

Criada em 2006, a AMCRED-SC reúne 16 OSCIPSs e uma Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Pequena Empresa, que fazem a operação de repasse do crédito aos empreendedores em praticamente todos os municípios catarinenses, a partir de diversas fontes de financiamento tais como o Badesc, Caixa Econômica Federal e Bndes.

O consultor da AMCRED-SC, Pedro Ananias, explica que a associação, em parceria com SEBRAE-SC, trabalha atualmente na implantação do Projeto Inclusão Financeira aprovado pelo SEBRAE NACIONAL, que prevê a implantação de uma central de risco para melhorar a qualidade do processo de concessão de crédito e prevenir o superendividamento, na realização de seminários para disseminação de boas práticas de governança corporativa, no lançamento de um novo produto na modalidade Credito Rotativo, na realização de workshops para aperfeiçoamento da gestão do desempenho social, na modelagem de um software de gestão e controle e, finalmente, na implantação de uma Sociedade de Garantia de Credito para o atendimento a empreendedores que não tenham ou não queiram apresentar um avalista, o qual será substituído pela garantia de um Fundo Garantidor.

BluSol

A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), com sede em Blumenau (SC), oferece crédito ao empreendedor de micro e pequenos negócios, seja ele formal ou informal. O objetivo é gerar emprego e renda por meio do fomento aos empreendedores. A BluSol tem uma unidade no Paraná e mais 11 unidades em cidades catarinenses, que contemplam o atendimento em 69 municípios.

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), concede crédito para compra de matéria-prima e mercadorias, para a compra ou reforma de máquinas e equipamentos e reformas e ampliação dos espaços destinados aos negócios.

 

PROGRAMAÇÃO DO 1º ENCONTRO DO PROGRAMA DE MICROFINANÇAS DE SANTA CATARINA

Local: AMPE – Blumenau. Rua Humberto de Campos, 245, Bairro Velha.

 

  • Dia 18 de novembro de 2015

14h – 14h30 – ABERTURA

14h30 – 16h30 – Reunião do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração da AMCRED-SC

14h30 – 16h30 – Reuniões técnicas (simultâneas)

Sala de treinamento 1

PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS, INDICADORES DE DESEMPENHO E CENTRAL DE RISCO.

TEMA I – Padronização de procedimentos contábeis, cálculo e interpretação de indicadores de desempenho e sua importância para a Governança e Transparência nas instituições de microfinanças.

TEMA II – Estrutura da Central de Risco, geração de arquivos para alimentação, consulta e análise de informações do SCR – Ferramentas de prevenção ao superendividamento.

 

Sala de treinamento 2

QUESTÕES JURÍDICAS RELACIONADAS AO MODELO OPERACIONAL DAS OSCIPs

TEMAS – PIS/COFINS; exigências das prefeituras para abertura de filiais ou Posto de Atendimento; ações trabalhistas; ações revisionais; execução de garantias; ações com sindicatos de empregados; ISS.

 

16h30 – 17h – Coffee break 

17h – 19h – Assembleia Geral Extraordinária da AMCRED-SC

19h30 – Confraternização de Final de Ano (Vila Germânica)

 

  • Dia 19 de novembro de 2015

9h – 10h – Palestra

Programa de Microfinanças de Santa Catarina – 10 anos de conquistas! E os próximos 10 anos?

Carlos Alberto dos Santos, economista, diretor da Cosinergia consultoria.

10h – 10h30 – Homenagens aos ex-presidentes

10h30 – 11h30h – Cerimônia de Premiação

Talentos do Programa de Microfinanças de Santa Catarina 2015 –

Categoria Agentes de Crédito de Destaque

Talentos do Programa de Microfinanças de Santa Catarina 2015 –

Categoria Empreendedores de Destaque.

 

12h – 12h30 – Encerramento

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: