Blumenau tem primeiro grupo de voluntários formados pelo Osblu

voluntarios

O Observatório Social de Blumenau (Osblu) realizou nesta quinta-feira (28) um evento de certificação e sensibilização de novos voluntários. No evento foram certificados 11 voluntários que já participam dos trabalhos do Osblu, como observadores da entidade. Além disso, foram realizadas apresentações dos trabalhos dos voluntários, mostrando a importância da atuação do Osblu no combate a corrupção e no bom uso dos recursos públicos.

O presidente do Osblu, Avelino Lombardi Jr., apresentou as atividades do Osblu, a metodologia adotada pela entidade e destacou a importância dessa diversidade de formações para a uma fiscalização completa eficaz nos grupos já estabelecidos pelos voluntários que são: alimentação e nutrição, Câmara Municipal, contabilidade, contratos de locação, educação, engenharia e arquitetura – obras, informática e tecnologia, jurídico, logística e tecnologia, jurídico, logística (CIAD), meio-ambiente, mobilidade urbana, publicidade, saúde e farmácia e turismo.  “O objetivo do evento foi de construir coletivamente a noção de que o controle social do município é uma das manifestações mais legítimas do exercício do cidadão”, explica Lombardi Junior.

voluntarios 01

Durante o evento, o voluntário Péricles Sevegnani que atua no grupo de informática e tecnologia, realizou uma apresentação do novo portal do Osblu que será lançado neste final de semana. Para auxiliar os trabalhos dos voluntários Péricles teve a ideia de incluir no portal um fórum, onde os voluntários acessam com login e senha fornecidos pelo Osblu e conversam sobre as licitações e atividades a serem desenvolvidas durante a fiscalização de cada grupo. “Neste fórum somente pessoas com login e senha terão acesso, o que trará mais segurança para os voluntários na organização e distribuição das atividades” acrescenta Sevegnani.

voluntarios 02

O voluntário Felipe Bittencourt, que é um dos mais antigos voluntários do Osblu e que teve a iniciativa de dividir os voluntários em grupos, compartilhou com os novos voluntários os trabalhos já desenvolvidos ao longo dos anos e a importância dos observadores da construção da cidadania em Blumenau.

voluntarios 03

Lombardi Junior, presidente do Osblu, lembra que o voluntário atua de acordo com a disponibilidade de tempo. Outro item importante é que as atividades são coordenadas pela secretaria executiva da entidade e em nenhum momento o colaborador vai ter que se expor perante as autoridades. “Quando o voluntário que acompanha uma licitação, por exemplo, constata um problema, ele relata à coordenação para que esta tome a atitude necessária”, acrescenta Lombardi Junior.

voluntarios 04

Como ser voluntário

Quem quer ajudar a cidade a controlar e melhorar os gastos públicos, pode se inscrever e ser um voluntário do Osblu. A única exigência da entidade é que não se tenha vínculo partidário. As atividades realizadas pelos voluntários são desenvolvidas de acordo com a  disponibilidade de tempo de cada um, na área de interesse, e são coordenadas pela secretaria executiva da instituição. Em nenhum momento o voluntário se expõe perante as autoridades.

Quem tem o interesse em participar das atividades de fiscalização e monitoramento do poder público pode procurar a secretaria executiva do Osblu, que fica na Associação Empresarial de Blumenau – Acib, na rua Antônio Treis, 607, segundo andar, no bairro Vorstadt, CEB – Centro Empresarial de Blumenau, acessar o portal www.osblu.org.br ou ligar para (47) 3326-1230.

 

 Osblu

O Osblu teve seu nascimento através de um agrupamento de várias entidades parceiras que atuam em Blumenau. O principal objetivo deste projeto é demonstrar a importância no controle e educação social da cidade, acompanhando a gestão municipal no que tange à boa aplicação dos recursos públicos. Somente em 2015, os trabalhos realizados proporcionaram uma diferença de desembolso dos recursos públicos de aproximadamente R$ 33 milhões.

 

Mais informações:

Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: