BluSol apresenta dados sobre microcrédito e ações para 2015

Só no ano passado, entidade liberou R$ 35,5 milhões em 9680 operações.

Na manhã dessa terça-feira, 31, a BluSol, instituição de microcrédito com sede em Blumenau, realizou um café da manhã para a apresentação da prestação de contas, as ações para o próximo ano e, pela primeira vez, do balanço social e ambiental (BSA). Participaram do evento o prefeito Napoleão Bernardes, secretários municipais e representantes do poder legislativo, além do conselho de administração, composto por oito entidades. O encontro teve início às 8h30, na sede da Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe).

Há 17 anos fomentando os micro e pequenos empreendedores formais e informais, profissionais liberais e autônomos, a BluSol liberou, em 2014, R$ 35,5 milhões em 9.680 operações. “O objetivo é a geração de trabalho e renda, sendo uma ferramenta de inclusão social e promovendo o desenvolvimento socioeconômico local e regional”, destacou o presidente da BluSol, Ido Steiner. Atualmente a BluSol atende 69 municípios catarinenses.

O presidente da instituição destacou ainda que em 2014, a BluSol teve 11.372 clientes ativos com uma taxa de inadimplência de 1,87%, que segundo Ido é muito abaixo de outros segmentos que emprestam dinheiro.

O prefeito Napoleão Bernardes ressaltou a importância do microcrédito e os resultados alcançados. “Há muitas teorias sobre empreendedorismo, mas empreendedor mesmo é aquele que faz acontecer na prática”, lembrou. Napoleão ainda parabenizou todo o trabalho da instituição por oportunizar tantas pessoas.

Para falar sobre a importância do Balanço Social e Ambiental, o professor e economista Nazareno Schmoeller fez uma breve apresentação, incluindo as ações da BluSol. “É um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa, sendo que sua função principal é tornar pública a responsabilidade social, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente”, explicou Nazareno.

Também estiveram no evento três clientes da BluSol que participaram do vídeo institucional desse ano. Maria Elizia de Goos, de Blumenau, Belmiro Pereira, de Rio do Oeste, e Roseli Pscheidt, de Barra Velha receberam uma lembrança pela colaboração. O vídeo pode ser assistido em https://www.youtube.com/watch?v=nQZrn8h32Fg

Perfil do cliente

O presidente Ido Steiner falou do perfil dos empréstimos e dos clientes. Em 2014, 68,17% do capital emprestado foi para a área de serviços, 26,31% para o comércio e 5,52% para a indústria. A maior parte dos recursos foi para empreendedores informais, totalizando 74,66%. Um dado que chamou muito a atenção foi da participação das mulheres nos negócios. Em 2005 elas eram responsáveis por 47,01% dos empréstimos, já em 2014 esse número subiu para 57,80%.

BluSol

A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), com sede em Blumenau, oferece crédito ao empreendedor de micro e pequenos negócios, seja ele formal ou informal. O objetivo é gerar emprego e renda por meio do fomento aos empreendedores. A BluSol tem filiais em 12 cidades catarinenses, que contemplam o atendimento em 69 municípios.

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), concede crédito para compra de matéria-prima e mercadorias, para a compra ou reforma de máquinas e equipamentos e reformas e ampliação dos espaços destinados aos negócios.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: