Blusol debate autorregulação de microcrédito

A Blusol (Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade) participou na última semana do II Encontro Nacional de Autorregulação de Microcrédito. O evento, realizado em Santo André, São Paulo, foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCred).

 

Por ser uma das instituições mais estruturadas e antigas do país, com 20 anos de trajetória, a Blusol vem participando ativamente dos debates sobre o tema. Ela tem servindo, inclusive, de modelo por suas práticas de contabilidade, auditoria, transparência, controle financeiro e operacional.

 

Durante o encontro, foi apresentado o Guia de Autorregulação da ABCred. O documento é fruto de um trabalho de mais de três anos e que contou com a coordenação da Red de Instituciones Financieras de Desarrollo (RFD), do Equador. Entre outras orientações, o guia apresenta os critérios contábeis, operacionais e práticas de recursos humanos que devem ser adotados pelas instituições integradas à ABCred e que aderiram à autorregulação.

 

O setor de microcrédito não é regulamentado pelo Banco Central, por isso a importância dessa mobilização no Brasil. O guia apresentado durante o encontro já foi aprovado em assembleia e agora segue para a última etapa, o detalhamento de operacionalização e a definição de prazos de implantação. Quando entrar em vigor, sua implementação por parte das entidades será monitorada pela ABCred, que vai certificar as que se adequarem às normas.

 

A autorregulação permitirá que as instituições trabalhem como uma rede sistêmica provedora de microcrédito, que em função do compromisso com padrões nos serviços oferecidos oferecerá mais segurança na gestão de produtos, operacional e financeira. A autorregulação vai oferecer ainda uma visão de perenidade às entidades, favorável à expansão do setor.

 

Sobre a Blusol

A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), com sede em Blumenau, oferece crédito ao empreendedor de micros e pequenos negócios, seja ele formal ou informal. O objetivo é gerar emprego e renda por meio do fomento aos empreendedores.

 

A BluSol tem filiais em 9 cidades catarinenses e 1 em São José dos Pinhais, no Paraná, que contemplam o atendimento em 69 municípios. Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), concede crédito para compra de matéria-prima e mercadorias, para a compra ou reforma de máquinas e equipamentos e reformas e ampliação dos espaços destinados aos negócios.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: