BluSol receberá Certificado de Responsabilidade Social na Alesc

Programa de Responsabilidade Social e Ambiental e o Balanço Social justificam o certificado recebido

Nessa terça-feira, 9, a BluSol, instituição de microcrédito com sede em Blumenau, vai receber o certificado de responsabilidade social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) devido ao programa de Responsabilidade Social e Ambiental (RSA) desenvolvido e ao Balanço Social (BS) publicado recentemente, demonstrando tudo o que a entidade faz. Essa é a quarta vez que a instituição recebe o certificado, que tem como finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

O professor e economista, Nazareno Schmoeller, explica que a Responsabilidade Ambiental e Social não é benemerência, ou seja, uma empresa não pode arrecadar brinquedos para o Natal de crianças pobres, por exemplo, e dizer que é RSA. O correto seria criar um programa para diminuir o número de crianças pobres, que as famílias pudessem ser incluídas socialmente e não houvesse mais pobreza. No caso da BluSol, o professor diz que a ação em si é um programa de RSA. “A instituição fornece crédito produtivo para quem não tem acesso ao sistema convencional de crédito e, ao mesmo tempo, orienta os empreendedores nos negócios”, afirma.

A publicação do Balanço Social é a ferramenta que permite avaliar o desempenho da entidade e o seu efeito na sociedade devido à transparência das informações. O professor explica que outro ponto que credita à BluSol o certificado é o fato da instituição ter implantado o Programa de Responsabilidade Social e Ambiental, adotando ações para economizar recursos, como água, energia e papel para melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho da entidade como um todo, além de realizar algumas ações na comunidade, tais como cursos, treinamentos e apoio à outras entidades sociais. “As sobras (resultados líquidos positivos) da instituição são revertidas para novos empréstimos produtivos, dado que a instituição não distribui lucros por ser de caráter social”, argumenta Nazareno.

Para o presidente da BluSol, Ido Steiner, o certificado entregue pela Alesc prova que a instituição está preocupada com o desenvolvimento social, com a inclusão social, com a diminuição das desigualdades, com a transparência dos processos e com respeito ao meio ambiente. “Respeitamos os direitos humanos criando uma sociedade mais justa e fraterna, além de gerar emprego e renda para milhares de catarinenses. O certificado é um incentivo para continuarmos o trabalho”, afirma Steiner.

Certificado de Responsabilidade Social

O Certificado de Responsabilidade Social foi instituído pela lei 12.918, em 2004 e tem como objetivo reconhecer os esforços das empresas privadas com fins não econômicos do Estado além de estimular e difundir as ações referentes ao tema que são praticadas durante a gestão.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: