Brasil comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

Editora mostra como se destacar para atrair a atenção deste público.

“Um país se faz com homens e livros”, dizia Monteiro Lobato, um dos principais autores de Literatura Infantojuvenil Brasileira. Lembrar sobre a importância do livro durante a infância faz parte do dia 18 de abril, considerado desde 2002 o Dia Nacional do Livro Infantil, mesma data de nascimento do importante escritor. Para o mercado editorial, também é uma data para celebrar o sucesso do segmento.

De acordo com a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2013, realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), CBL (Câmara Brasileira do Livro) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), todos os anos são lançados pelas editoras brasileiras em torno de 55 mil novos títulos. Já o Levantamento Anual do Segmento de Livrarias, feito pela ANL (Associação Nacional de Livrarias) em 2011, apontou que o setor infantojuvenil foi o que mais cresceu em vendas, desbancando a literatura estrangeira e de autoajuda. Em 2012, outra pesquisa também organizada pela ANL em parceria com a GFK Brasil registrou que os livros para o público infantil e juvenil alavancam as vendas em datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças.

Um exemplo de empresa que se destaca neste mercado é a Editora Vale das Letras, que desde 2002 atua fortemente no segmento infantil e a partir de 2013 também no juvenil. Com sede em Blumenau (SC) e distribuição em todo o Brasil, a editora aposta nas coleções próprias, que trabalham o universo da imaginação das crianças, através de livros diferenciados, coloridos e que chamam a atenção, bem como nos volumes de personagens já conhecidos pelos pequenos, através de parcerias internacionais. São os mais variados livros da Hello Kitty, Smurfs, Bob Esponja, Batman, Star Wars, Pica Pau, Garfield, Hotel Transilvânia, entre outros.

Diferencial é o ponto chave pata atrair o público infanto-juvenil. “Quanto mais diferente for o livro, mais há empatia por parte dos pequenos. Além das histórias em si, que devem apresentar enredo divertido, contagiante e, muitas vezes, emocionante, é preciso também apostar nos formatos inovadores, como os livros com fantoches, nos objetos que complementam os livros, como CDs de jogos, e ainda nos personagens caracterizados, como os animais ou os já conhecidos em desenhos animados”, destaca Eduardo Reis, diretor da Vale das Letras.

A importância dos livros

A pedagoga da Editora Vale das Letras, Adriana P. Battisti, ressalta: “O livro de literatura infantil é um recurso essencial durante o processo de crescimento da criança, desde antes mesmo do primeiro ano de idade, pois permite que haja um encontro prazeroso com o mundo das letras, preparando-a para descobri-lo”. Assim como também é fundamental para após a fase de alfabetização, proporcionando um apoio importante ao seu desenvolvimento mental e como ser humano.

Para Adriana, durante a infância o contato com a leitura precisa ser prazeroso, entretanto o objetivo não se limita a oferecer somente informações ou apenas exercitar a leitura e, consequentemente a escrita, mas saber fazer uso das informações de forma crítica e autônoma. “Quando os adultos conseguem inserir na vida diária situações agradáveis envolvendo os livros de história, a criança se apaixona por este universo desconhecido”, explica a pedagoga.

Segundo o diretor da Vale das Letras, o universo infantil que ao mesmo tempo proporciona o desenvolvimento das crianças é a visão central dos livros da editora. “Desejamos aproximar cada vez mais a infância da literatura, seja por meio de personagens famosos, de brinquedos educativos inseridos nas coleções ou simplesmente com histórias clássicas. O papel da Vale das Letras é levar os livros até as crianças brasileiras”, enfatiza Eduardo.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: