Câmara Brasil-Alemanha celebra cinco anos em SC gerando negócios entre os dois países

A data é um marco na história da entidade, que atua no fortalecimento dos laços entre Santa Catarina e a Alemanha.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina (AHK) chega a um ponto importante de sua história. Neste mês de novembro, a entidade comemora cinco anos de atividades e, por isso, no dia 22, empresários da região e associados se reúnem para celebrar a data e conhecer os projetos para o próximo ano. Na ocasião, também será apresentado um vídeo institucional, desenvolvido pela instituição, que mostra as potencialidades de Santa Catarina. Hoje, com 75 associados, é considerada a Câmara que mais cresce no Brasil, em diferentes aspectos, como em relação ao próprio número de empresas parcerias, na realização de eventos e na forma como se mantém financeiramente.

Sediada em Blumenau (SC), a entidade atende a cidades de todo o Estado. O trabalho tem a intenção de contribuir para a intensificação das relações econômicas entre o Brasil e a Alemanha. “Decidimos trazer esta unidade para Santa Catarina durante o Encontro Brasil-Alemanha, que aconteceu em 2007. Naquela época, percebemos a necessidade da constituição de um endereço físico, onde seria possível realizar negócios, fomentar a capacitação de profissionais e, por meio do trabalho de uma equipe qualificada, encurtar as distâncias entre nosso Estado e a Alemanha”, explica o diretor honorário, Sérgio Waldrich.

Para o gerente regional da entidade Otfried Schnabel, o principal objetivo da AHK é o crescimento constante. “Nossas atividades são voltadas para o fortalecimento dos laços entre organizações dos mais diferentes segmentos, além de contribuir para que o Estado seja identificado como o espaço ideal para abrigar empresas empreendedoras e receber investidores”.

Atualmente, a entidade conta com empresas associadas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e empresas brasileiras com interesses na Alemanha, e age como base para a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos, na ampliação do comércio bilateral e no incentivo à cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.

Confira os principais pontos que marcaram a trajetória da entidade

2007 – Pela primeira vez, aconteceu na cidade de Blumenau, no mês de novembro, o Encontro Brasil-Alemanha, quando o ex-cônsul honorário da Alemanha, Hans Prayon, foi reconhecido como personalidade Brasil Alemanha. Naquele mesmo mês, foi criada a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina.

– Realização da primeira Campanha de Trainees. Desde o início, participantes de Santa Catarina, entre eles Cibeli Oliveira, Thiago Reitz, Jean Carlos Paulo e André H. dos Santos, foram vencedores em âmbito nacional e realizaram um estágio de três meses em Frankfurt, na Alemanha.

2008 – A entidade deu início à realização das reuniões-almoço, encontros que se consolidaram no calendário dos principais executivos de Blumenau. Ao longo dos últimos anos, palestraram para profissionais da região executivos de diferentes empresas, como Hamburg Süd, Bunge Alimentos e Allianz Seguros. No mesmo ano, foi publicado o primeiro Relatório de Atividades da Câmara, referente ao período de 2008/2009.

2009 – Foi criado o conselho da entidade e eleito Sérgio Waldrich, como diretor honorário. Também foram estabelecidos o Grupo de Intercâmbio e Experiência das Secretárias Executivas e o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente.

2010 – Pela primeira vez, a entidade promove o AHK Business Lounge, durante a Oktoberfest. O objetivo é promover um espaço para reforçar a marca das associadas perante os clientes, em um ambiente tipicamente alemão. Desde a criação, diferentes empresas já apostaram neste projeto, entre elas estão: T-Systems, Dudalina, Kienbaum, Altenburg, Allianz Seguros, Porto Itapoá, Senior Sistemas e Trip Service.

2011 – Deu-se início à realização do Programa Senior Experten Service, com a vinda de Jochen Lehmann para a Universidade Regional de Blumenau – Furb. O SES leva a experiência de profissionais de renome já aposentados da Alemanha para aproximadamente 160 países a baixíssimos custos. A empresa deve arcar apenas com passagem aérea, os custos locais (hospedagem, alimentação e transporte), uma diária ao consultor e uma taxa administrativa, que varia de acordo com o tamanho e capacidade da empresa. O SES foi criado no início dos anos 80 e já teve mais de 25.000 missões realizadas ao redor do mundo, sendo aproximadamente 47% destas voltadas para a área industrial.

– Foi realizada a parceria com o Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA, para realização do Ano Preparatório Intensivo – API, curso com foco na formação de mão de obra qualificada. O API disponibiliza ao mercado jovens talentos, lideranças capacitadas no idioma alemão e em disciplinas como economia nacional e europeia, responsabilidade social, português e inglês. Durante o curso, os alunos fazem uma viagem de duas semanas para a Alemanha, quando participam de um curso intensivo.

– A AHK de Santa Catarina recebe a delegação da IHK, com a participação de empresários da região da Saxônia. No mesmo ano, Otfried Schnabel se torna gerente regional da entidade. Também foi criado o GIE de Sustentabilidade e publicado o segundo Relatório de Atividades, relacionado ao período de 2010/2011.

2012 – Foi realizada a reorganização do departamento de Projetos Internacionais; houve um aumento considerado no número de eventos promovidos, além do fortalecimento dos projetos SES e Plataforma de Entrada no Mercado Alemão – PEMA. A entidade também recebeu uma delegação têxtil alemã e o presidente da Câmara Brasil Alemanha nacional, Weber Porto. Foi implantada a newsletter eletrônica e a Câmara também foi inserida nas redes sociais. No próximo dia 22 de novembro, haverá o lançamento oficial do vídeo institucional, desenvolvido pela entidade, que mostra as potencialidades do Estado a possíveis investidores e empresários.

Para saber mais sobre a Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina, entre em contato com o escritório de Blumenau, pelo telefone (47) 3336-4515 ou email ahksantacatarina@ahkbrasil.com.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: