Câmara Brasil-Alemanha comemora três anos em Santa Catarina

A Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha de Santa Catarina completou três anos de atividades ontem (18/11), com a presença de autoridades, associados e convidados. O cônsul honorário da Alemanha em Blumenau, Hans Dieter Didjurgeit, abriu o evento falando do maior desafio da entidade: representar a Alemanha moderna, com todas as oportunidades de negócios que o País oferece. “A cultura germânica já faz parte de nossa tradição e é muito bem preservada pelos catarinenses, mas a Alemanha é muito mais que isso. É um país que tem muito a ensinar ao Brasil, com suas novas tecnologias, oportunidades e conhecimento”, destacou o cônsul.

Didjurgeit explicou que outro desafio da Câmara Brasil-Alemanha é despertar também o interesse dos jovens catarinenses pelo País germânico e suas grandes universidades, que podem contribuir para a formação de muitos brasileiros. Destacou ainda que o incentivo ao ensino da língua alemã é outro objetivo da Câmara.

Representando o diretor honorário da entidade, Sérgio Waldrich, Hans Prayon destacou em seu discurso que a Câmara catarinense é exemplo na Alemanha. “A AHK é uma casa de representação dos interesses econômicos da Alemanha no Brasil e vice-versa. Apenas três anos após sua criação já são 60 sócios”, ressaltou.

Prayon creditou grande parte do sucesso da Câmara em Santa Catarina à dedicação da gerente regional Sofhia Elise Harbs, que, em janeiro de 2011, assumirá um escritório de projetos para o Mercosul, em Frankfurt. “É o reconhecimento do trabalho desenvolvido aqui”, afirmou.

Histórico

O trabalho realizado pela entidade tem a intenção de contribuir para a intensificação das relações econômicas entre o Brasil e a Alemanha. Sediada em Blumenau, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina atende a cidades de todo o Estado. “A proximidade com empresas, órgãos públicos e associações alemãs faz com que a Câmara facilite o acesso ao mercado alemão e a troca de experiências, por meio de diversos programas de intercâmbio econômico e profissional”, explica a gerente regional da Câmara Brasil Alemanha de Santa Catarina, Sofhia Elise Harbs.
Com foco nas atividades associativas, de comércio exterior e formação profissional, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha conta ainda com departamentos de Meio-Ambiente, Feiras, Eventos, Comunicação Social além de Grupos de Trabalho e comitês específicos, como o de Tecnologia e Inovação, por exemplo. Entre os diversos eventos realizados pela Câmara em Santa Catarina, destacam-se a promoção de missões empresariais e rodadas de negócios, bem como palestras com os mais renomados representantes de empresas alemãs no Brasil.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: