Câmara Brasil Alemanha incentiva intercâmbio de estudantes da língua alemã

Em julho, 11 estudantes e uma professora do Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA vão participar de um curso intensivo, em Munique, na Alemanha. O incentivo para realização do curso vem da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha, que será responsável por custear 70% das bolsas de estudos. “Este investimento só é possível, pois temos o apoio dos patrocinadores Premium da entidade – as empresas Altenburg, Altona, Senior e Trip Service”, afirma o gerente regional da Câmara em Santa Catarina, Otfried Schnabel.

Os alunos fazem parte do Alemão Preparatório Intensivo API, do ICBA. O curso é bastante intenso e, com 30 horas semanais, durante um ano, os estudantes assistem à aulas de alemão, economia europeia, inglês e português. Este é o terceiro ano que o API é realizado. Para participar, é preciso se inscrever e, após prova de seleção, o candidato poderá compor o grupo.

De acordo com a diretora do ICBA Eva Ruth Maier, a viagem à Alemanha é um sonho a ser realizado. “Percebemos, em Blumenau, uma grande carência de professores de alemão na rede municipal e um déficit de procura na licenciatura da Furb. Nosso curso, ao contrário, está sendo bastante buscado e oferece uma ampla base de conhecimento. Trabalhamos e investimos muito na qualificação, com o intuito de ajudar no resgate do idioma na cidade”, explica a diretora do ICBA Eva Ruth Maier.

Para o acadêmico de Administração da Furb, Josino Dias, o idioma alemão é bastante valorizado no mercado. Ele afirma que existem centenas de empresas alemãs no Brasil que já anunciaram grandes investimentos para os próximos anos. “O curso em Munique, além de ser um grande incentivo, é uma oportunidade de ter contato com a cultura germânica. O auxílio da Câmara Brasil Alemanha é fundamental para este intercâmbio”, destaca Dias.

Com sede em Blumenau, a Câmara Brasil Alemanha atua no sentido de contribuir para a intensificação das relações econômicas entre os dois países. “Este é o objetivo do incentivo à bolsa de estudos no Instituto Goethe, na Alemanha, para os alunos do ICBA. Nossa ideia é aproximar ainda mais órgãos, entidades e empresas e facilitar o acesso aos mercados alemão e brasileiro e a troca de experiências”, ressalta Schnabel.

[photopress:DSC02925___C__pia.JPG,resized,centered]

1 Comment

  1. Gostariamos de nos candidatar a receber jovem estudante alemão.Moramos em Belo Horizonte/MG.Tenho 64 anos e minha esposa 60.Eu falo o alemão básico (conversação do dia a dia) e tenho estudado bastante.Em 2011 passamos 2 meses ano na Alemanha.Não encontrei site onde possa oferecer minha casa a estudante alemao (masculino ou feminino). Podem me ajudar, de alguma forma?
    Grato
    Julio Wagner

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: