Cervejas para brindar nas festas de fim de ano

Especialista indica opções nacionais e internacionais para harmonizar com o cardápio deste período.

No hemisfério norte, muitas cervejarias criam edições sazonais para o Natal, as chamadas “Christmas Ale”. De acordo com o sommelier de cervejas Rubens Deeke, são bebidas fortes, encorpadas, mais intensas no aroma e no sabor, e, normalmente, mais alcoólicas. O estilo é também dominado pelas notas frutadas e de algumas especiarias. No Brasil, ainda não existe uma linha específica para as festas de fim de ano. Mas, é muito comum os pratos preparados para esta época serem inspirados nas tradições importadas da Europa e dos Estados Unidos. Deeke dá as dicas para escolher as cervejas certas para brindar o Natal e o Ano Novo.

De acordo com o sommelier de cervejas, para acompanhar ceias mais pesadas, caem muito bem cervejas de estilos como as Belgian Strong Ale, Doppelbock ou Weizenbock. “Porém, nem sempre, estas são as opções mais interessantes, considerando o clima de verão tropical do Brasil. Nestes casos, se optarmos por uma mesa de pratos mais suaves, boas opções podem ser também as Pilsner, Weizen e Witbier, que compõem estilos leves e refrescantes”, explica.

Pensando nos estilos das cervejas mais fortes, Deeke sugere a Schneider Weisse TAP 6 Unser Aventinus, uma Weizenbock alemã, de coloração rubi escuro, com aroma lembrando frutas passas, como banana e ameixas secas, e uma leve nota de chocolate. No caso da Doppelbock, o sommelier de cervejas indica a brasileira Bamberg Bambergerator, uma cerveja escura também, onde o destaque fica por conta dos aromas e sabores provenientes do malte como notas tostadas, melaço e toffee, tanto no aroma quanto no sabor. Ainda dentro deste grupo, o especialista indica a Bierland Strong Golden Ale, relançada neste fim de ano, e como o próprio nome diz, trata-se de uma Belgian Strong Ale clara, dourada, com aroma sugerindo notas de tangerina, frutas cítricas e especiarias, e sabor equilibrado entre dulçor e amargor, com final seco e levemente condimentado. É perfeita para acompanhar o tender com frutas e o panetone.

Opção ao espumante

A cerveja é a preferência nacional, quando se trata de bebidas alcóolicas. E ela pode substituir o espumante na hora do brinde, sem problemas. Deeke sugere estilos leves e refrescantes, que combinam muito bem com o nosso verão brasileiro e são tão elegantes ou saborosos quanto o vinho de inspiração francesa. A já tradicional Estrella Damm Inedit é uma escolha excelente, de acordo com o especialista. De origem espanhola, trata-se de uma cerveja do estilo Witbier, clara, levemente frisante e muito saborosa, temperada com sementes de coentro macerados, cascas de laranja e alcaçuz. “Outro estilo nesta linha é o Saison, com a Tupiniquim Saison de Caju, cerveja brasileira produzida em colaboração com a cervejaria norte-americana Stillwater Artisanal, que leva polpa de caju e manga na maturação”, indica o sommelier de cervejas. De coloração amarelo claro, o destaque fica por conta dos aromas de manga e um toque de caju, lembrando notas de salada de fruta no paladar, levemente ácida, de amargor equilibrado e muito refrescante.

Deeke sugere também apostar nas Pilsners, indicando dentro deste estilo a Bierland Pilsen, uma variação das versões europeias inspirada nas American Premium Lagers, procurando adaptar suas características ao clima predominantemente tropical do Brasil. “Eleita a melhor da América Latina em 2014, trata-se de uma cerveja brilhante e dourada, de baixo amargor, com aroma e sabor remetendo a cereais e um suave toque de lúpulo floral”, descreve Deeke.

Rubens Deeke é sommelier de cerveja da Cervejaria Bierland, fundador da Bier Labs, organizador e realizador do Mochilão Cervejeiro, cervejeiro caseiro e consultor.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: