Chocolates e pescados impulsionarão as importações e exportações nos próximos meses

Para o setor logístico, a Páscoa já começou  e movimentará o comércio exterior até o fim de 2019.

O ano ainda nem terminou e a Páscoa 2020  já está movimentando o setor logístico.No Brasil, esta época dá início aos pedidos de importação de pescados e de exportação de chocolates, de diferentes regiões do mundo para que cheguem a tempo da Páscoa. Conforme explica Guilherme Mafra, diretor da DC Logistics Brasil, geralmente, os pedidos são negociados entre novembro e dezembro, para serem embarcados entre o final e início do ano, permitindo o tempo de transporte sem problemas, que leva em torno de 40 dias, dependendo da região.

Segundo dados divulgados pela Superintendência de Comunicação Corporativa da Autoridade Portuária de Santos, a movimentação de cargas nos portos brasileiros está em alta. Sendo que, o porto de Santos, o maior do Brasil,  bateu o recorde após atingir o total de 11.576.036 toneladas, ultrapassando uma média de 5%, sendo o maior registro para a período. A tendência para o final deste ano é um crescimento expressivo.

Movimentação de cargas

O transporte marítimo é o mais utilizado para transportar o chocolate e o pescado. Ambos os produtos devem ser transportados em contêineres refrigerados e adequados, garantindo a higiene e segurança da mercadoria. “Quando chegam ao destino, os produtos são distribuídos para diversas regiões. É um processo minucioso e delicado já que estamos trabalhando com alimento perecível e precisamos levar a garantia e qualidade ao consumidor final”, afirma Mafra.

Importação de pescados

Apesar do grande potencial de pesca do Brasil, cerca de 60% dos peixes consumidos são oriundos de países da América do Sul, Ásia e Europa.

Os peixes mais importados pelos brasileiros para a Páscoa são salmão, polaca, peixe-panga e bacalhau, todos de diferentes regiões do mundo.

Exportação de chocolates

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), até o ano passado a exportação de chocolates do Brasil teve alta de 77,7%. O Brasil é o sétimo maior produtor mundial de chocolates e, de acordo com o Ministério da Agricultura, o chocolate brasileiro chega a mais de 100 países em todos os continentes do mundo.

Sobre a DC Logistics Brasil

A DC Logistics Brasil teve início em 1994, atuando no gerenciamento logístico do transporte internacional. A empresa propõe soluções diferenciadas, com 12 escritórios próprios espalhados pelo Brasile influi em importantes ligações entre os principais polos logísticos nacionais e internacionais. Conta com importante reconhecimentos nacionais e internacionais como o Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2018 e Best Partner Worldwide WCA World, eleita por oito vezes a melhor parceira mundial. Saiba mais sobre a DC Logistics Brasil no site www.dclogisticsbrasil.com.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: