Coaching ativo melhora desempenho dos gestores e colaboradores

Orlando 02 - cred Edemir Garcia“Ajudar a tirar de você o melhor que está dentro de você”. É desta forma que o consultor da SBA Consultores Associados, Lourival Leonardo Sebastião, define a iniciativa pioneira da SBA: o coaching ativo. Com o objetivo de ser um coaching que se envolve com a rotina da empresa e sai da teoria diretamente para a prática, o método vem trazendo diversos benefícios às empresas que optam por ele. Entre os resultados já alcançados em algumas empresas que passaram por essa experiência estão o aumento da produtividade e dos índices de desempenho dos colaboradores, além da melhora no relacionamento profissional e na comunicação.

Conforme explica Lourival, o grande diferencial do coaching ativo é que ele acompanha e vivencia o que acontece no dia a dia dos colaboradores da empresa e tira o melhor proveito disso. “Mais que sugerir e opinar sobre o trabalho dos colaboradores, o papel do consultor é acompanhar todos os processos de perto, se envolver e dar suas opiniões para a obtenção de melhores resultados. Esse é um modo que evita que todo o trabalho desenvolvido seja perdido”, ressalta. A SBA Consultores Associados foi pioneira no método, que vem sendo aplicado nas empresas desde 2002.

 

Resultados

Não há um momento exato para as empresas optarem pelo coaching ativo, ou seja, ele pode ser indicado em qualquer hora. Conforme explica o consultor da SBA que também aplica o método, Orlando da Silva, o método é indicado para todas as empresas que querem melhorar a gestão de pessoas e processos. Os resultados do trabalho podem ser vistos em pouco tempo e, segundo Orlando, as melhorias acontecem, pois o coaching vivencia, ao lado de cada colaborador, suas experiências e dificuldades dentro da empresa. “Durante esse período, são realizadas atividades práticas, sendo 80% no local de trabalho e 20% em sala de aula. Após a obtenção de informações e realização de diferentes atividades é feito um plano de ação de melhorias”, explica.

Na prática, o trabalho já trouxe como resultados o aumento de desempenho dos colaboradores em 18%, aumento da produção em mais de 30%, diminuição de faltas, melhor relacionamento entre a equipe e melhora significativa no gerenciamento de crise. “Importante lembrar que a partir desse método, a empresa passa a ter mais reuniões e feedback, questões fundamentais para a melhora dos serviços como um todo”, salienta Orlando.

 

 

 

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