Com o início das aulas, livros infantis auxiliam na conscientização sobre o bullying


Escritora blumenauense Nana Toledo aborda diferentes situações sobre o tema em livros que contribuem para a redução de casos de agressão física ou verbal

Considerada uma das formas de violência que mais cresce no mundo, o bullying se tornou comum entre alunos e colegas em milhares de escolas e é caracterizado por agressões intencionais, verbais ou físicas, de forma repetitiva. Com o início do ano escolar, a questão volta a ser tema constante de debates sobre como tais atitudes podem afetar emocional e fisicamente uma criança. Além do isolamento ou queda no rendimento escolar, as vítimas do bullying apresentam, muitas vezes, diferentes doenças e mudanças nos traços de personalidade.

Existem diversas alternativas que contribuem para a redução do número de casos de bullying. A principal é conscientização das crianças, desde pequenas, pelos pais e familiares. A fim de auxiliar neste processo, a Editora Vale das Letras, de Blumenau (SC), acaba de lançar oito livros com o foco no bullying. Cada uma das obras aborda uma situação específica, relacionada à realidade de quem agride ou de quem sofre a agressão. O destaque vai para as obras escritas pela blumenauense Nana Toledo. Do total, seis livros são de autoria de Nana. “Passamos por uma série de pesquisas e discussões com a equipe pedagógica. Sempre tivemos muito cuidado em como o bullying seria tratado, afinal é um assunto bastante polêmico. Surgiram inspirações e experiências e, por meio de uma linguagem lúdica, os livros abordam os conflitos dos personagens, de forma simples e diretas, como as próprias crianças”, explica.

A autora afirma que, a partir do contato com as histórias, a criança, o educador ou a família encontram um modo de dialogar com suas experiências pessoais e cotidianas e deste modo percebem que não estão sozinhos. “Os contos podem auxiliar para que sentimentos de medo e ansiedade gerados pelo bullying podem deixar de ser silenciados. Aí está a importância de ler e ouvir histórias, pois cada leitor vincula o conto com a situação ou virtude que está desenvolvendo na formação de sua personalidade”, destaca Nana.

Sobre Nana Toledo

Nana Toledo é escritora, cantora e compositora. Gravou inúmeros CDS e possui diversos livros publicados, de forma independente e pela Editora Vale das letras. Entre as coleções, estão a Casa dos Sentimentos, Poeminhas Ecológicos e Cantigas em Contos. É formada em Pedagogia e Artes, com especializações nas áreas de Alfabetização, Literatura e Musicoterapia. Com mais de 20 anos de experiência, atua como educadora musical, focalizadora de danças circulares e contadora de histórias. Presta assessoria pedagógica a empresas e instituições, além de ministrar workshops e palestras nas áreas em que atua.

Outras obras sobre o bullying

A Editora Vale das Letras ainda possui duas outras obras que abordam o bullying, voltadas para crianças de todas as idades. Escrito pela americana Francesca Simon, o livro Hugo e a Gangue dos Sapos mostra a história de um pequeno sapinho que é maltratado por outros seres da mesma espécie e aprende com o pato uma boa lição de como se defender sozinho. Na mesma linha, com textos de Claire Alexander, Luci e o Touro Valentão apresenta uma difícil relação entre dois colegas de turma e como esta realidade pode ser mudada.

Sinopses

Zeca no Dia do Brinquedo
Texto: Nana Toledo – Ilustração: Guilherme Karsten

Todos estão se divertindo e brincando no dia do brinquedo na floresta. Os animais emprestam seus brinquedos favoritos uns aos outros e é a maior curtição. Mas Zeca, um macaquinho mal-humorado, não quer emprestar sua peteca. Ele trata os outros animais com grosseria e acaba perdendo seus amigos, até que sua peteca cai no chão. Os animais começam a brincar, e ao ver todos os seus amigos brincando, o macaquinho muda de opinião e se junta à diversão.

O Touro e o Porquinho
Texto: Nana Toledo – Ilustração: Guilherme Karsten

Na fazenda do seu Deodato vivem muitos bichinhos, inclusive um touro valente e um porquinho que vive sujo de lama. Os dois sofrem com os comentários irônicos que outros bichos costumam fazer pelo jeito de ser deles. Mas a Dona Pata, vendo os colegas tão tristes com aquela situação, resolve ajudar. Com os bons conselhos de sua nova amiga, o touro e o porquinho voltam a sorrir e surpreendem a todos na fazenda.

As Cores da Zebra
Texto: Nana Toledo – Ilustração: Guilherme Karsten

A zebra não sabe ao certo a sua cor, por isso os animais da selva adoram zombar dela. A onça vive fazendo piadas, e o problema é que a maioria dos animais acha o máximo tudo o que ela faz. Mas a arara e o macaco branco mudam a situação ao contar para o leão o que está acontecendo com sua amiga zebra. O rei dos animais dá uma boa lição na onça e ensina aos outros animais a não terem medo de contar para ele qualquer problema que tiverem.

Me Chame pelo Nome
Texto: Nana Toledo – Ilustração: Sole Otero

Há pessoas que adoram dar apelidos para os amigos. Mas algumas vezes os apelidos podem ser de mau gosto ou até preconceituosos. Ana Clara sabe muito bem disso e só chama os outros pelo nome ou pelos apelidos que eles gostam de ser chamados. Nesta história cativante, Ana Clara nos ensina uma ótima lição sobre respeito e amizade.

A Mensagem de Augusto
Texto: Nana Toledo – Ilustração: Sole Otero

Augusto estava animado com o início do ano, pois ele iria estudar em uma nova escola. Mas quando as aulas iniciam, o menino começa a chegar em casa cada vez mais triste e cabisbaixo. Os pais de Augusto não sabem que seu filho não quer mais ir à escola por causa das ameaças de uns garotos valentões. Mas assim que a mãe de Augusto descobre o problema de seu filho, ela e o pai do menino resolvem conversar com a diretora da escola. Assim, Augusto descobre que o problema poderia estar resolvido desde o começo e de forma bem simples, se ele tivesse conversado com seus pais.

O Príncipe Ranieri
Texto: Nana Toledo – Ilustração: Sole Otero

O príncipe Ranieri adora pedir ao rei os presentes mais difíceis de conseguir. Ele não respeita ninguém e sempre implica com Rufinus, um garoto humilde de seu reino. Ranieri faz muitas maldades, mas na realidade tudo que ele deseja é um pouco da atenção de seu pai, que está sempre ocupado. Felizmente, o rei Herculano acaba percebendo que além de cuidar do reino, também é muito importante cuidar da família.

Hugo e a Gangue dos Sapos
Texto: Francesca Simon – Ilustração: Caroline Jayne Church

Hugo odeia ser maltratado pela malvada gangue dos sapos, mas o que ele pode fazer? Ele é apenas um pequeno sapinho com um coaxado bem baixinho. Só que o pato teve uma grande ideia para dar aos sapos uma boa lição! Será que Hugo aprenderá a se defender sozinho?

Luci e o Touro Valentão
Texto e Ilustração: Claire Alexander

Luci gosta de todos na creche, com exceção de Thomas, que é um grande valentão. Ele destruiu a bela escultura de Luci, quebrou seus lápis e ainda avisou para ela não contar nada para ninguém, senão… O que Luci deve fazer? Uma tocante história sobre como lidar com os valentões.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: