Comissão Pró-Aeroporto define novas ações

[photopress:Rufinus_Hans_Dieter_corpo.JPG,full,centered] O vice-prefeito Rufinus Seibt e o presidente do Conselho Deliberativo da Acib Hans Dieter Didjurgeit

A remoção da antena de rádio existente na área do Aeroporto Regional de Blumenau e a liberação da cabeceira 18 (norte) foram algumas das prioridades definidas na reunião da Comissão Pró-Aeroporto ocorrida nesta segunda-feira (01), no próprio aeroporto. Essas são as duas ações que, segundo os membros da comissão, demandam maior impacto financeiro e trabalho. Além dessas restrições, para que a pista seja homologada, inicialmente, em 1230 metros, serão necessários o corte de árvores a sinalização dos cabos de energia, entre outros trabalhos.

O secretário de Planejamento Valfredo Balistieri garantiu que será feito um estudo na cabeceira 18, onde há um loteamento que deve ser desapropriado. Balistieri também comunicou que a Prefeitura está apresentando um projeto de mobilidade urbana ao BID que contempla a região norte, especialmente a rua Pedro Zimmermann, e a continuidade da SC-474 (Via Expressa), que deve ser incluída no BID 5 e contemplar o acesso ao aeroporto. Também foi cogitada a ideia de criar uma área de zoneamento específica de zoneamento do aeródromo, garantindo assim a reserva da área e impedindo novas restrições.

Na reunião, o engenheiro Ivo Bachmann Jr., da empresa Tekoha, vencedora da licitação para o licenciamento ambiental, apresentou a proposta de trabalho. Segundo ele, em até três meses serão apresentados os estudos topográficos e um diagnóstico da área. Serão realizados, ainda, um inventário florestal, definição de medidas de controle ambiental, estudo sobre a supressão da vegetação da cabeceira norte, entre outros.

A próxima reunião deve contar com a presença do vice-governador Leonel Pavan (PSDB). A intenção da comissão é apresentar a necessidade de se elaborar um plano diretor com projeto executivo com as melhorias e mudanças necessárias para todo o sítio do aeródromo e solicitar apoio do Governo do Estado.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: