Comissão Pró-Ferrovia avança nos trabalhos

A Comissão Pró-Ferrovia (CPF) se reuniu na última quinta-feira (5) na Associação Empresarial de Blumenau com o coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai, para discutir novos encaminhamentos a respeito do projeto. Segundo Uczai o Ministério da Integração lançará nas próximas semanas os editais para estudo aerofotogramétrico e para o projeto de viabilidade econômica e financeira. Como o traçado foi definido em 2001, devem ocorrer alterações após esses estudos. “O edital para o estudo ambiental já foi lançado. A comissão precisa verificar se há algo a ser ajustado do ponto de vista técnico”, apontou Uczai.

Segundo ele, paralelamente ao lançamento dos editais, o Ministério está buscando capital privado para implantar a ferrovia com a participação de empresas espanholas e chinesas. Para a operação, Uczai ressaltou que será possível compartilhar a ferrovia entre várias empresas. “O trilho pode ser operado por diferentes empresas. Ninguém será dono da ferrovia. Essa é a forma mais moderna de viabilizar o transporte ferroviário com custo mais baixo”, assinalou.

Algumas reivindicações da comissão, como a implantação de ciclovias ao longo da ferrovia e o plantio de árvores frutíferas, foram negadas pelo DNIT ao responder a “Carta de Blumenau”, elaborada por diversas entidades representativas da cidade. O transporte de passageiros será avaliado pelas empresas concessionárias. O DNIT alega que não é de responsabilidade do órgão esse tipo de ação.

Os próximos passos da comissão serão: produzir um documento solicitando a integração da Ferrovia do Frango com a Ferrosul, estudar tecnicamente os editais e avaliar as respostas do DNIT à “Carta de Blumenau”.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: