Como amenizar ruídos externos durante as festas de fim de ano

Esquadrias em PVC são opção para bloquear barulhos vindos da rua durante as comemorações de virada do ano.

Com a chegada das festividades de fim de ano, nada mais natural do que reunir a família para celebrar as conquistas obtidas, além de traçar planos para o ano seguinte. Fogos de artifício, música alta e conversas acaloradas podem se transformar em incômodo, atrapalhando os momentos em família. Segundo um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de ruído é o segundo tipo de poluição que causa mais doenças no mundo. Por isso, é recomendado evitar ficar próximo a fonte de ruídos.

O ideal é prevenir-se e optar por esquadrias em PVC durante a construção da residência ou reforma. Este tipo de janela proporciona além do isolamento térmico, isolamento acústico, criando um ambiente agradável mesmo em locais tumultuados. O isolamento acústico consiste em criar um obstáculo entre a fonte de ruído e o receptor. O ouvido percebe todos os ruídos da vida cotidiana. Alguns são bem aceitos, mas outros são extremamente incômodos, além de serem perigosos à saúde. Para ter mais qualidade de vida é essencial ficar livre desses ruídos”, destaca o diretor da Bellevue, fabricante de esquadrias em PVC, Luiz Rebellato. De acordo com Rebellato, os níveis de atuação acústica das portas e janelas da empresa são de 30 dB até 40 dB. “Por exemplo: quando utilizadas em uma avenida de grande circulação, é possível ter um ambiente interno com ruídos não muito superiores aos sons de uma fazenda”, explica.

A escolha do piso da área também deve ser analisada se o desejo é o isolamento acústico. Vinil, madeira e carpete são os mais indicados. Também é possível optar por outros modelos de pisos, mas devem-se aplicar materiais isolantes antes da colocação dos mesmos, que auxiliarão principalmente na diminuição do barulho irradiado para o andar de baixo.

Lei do Silêncio Urbano

Outro fator importante que requer ainda mais atenção durante as festividades é a Lei do Silêncio Urbano, sancionada em Blumenau no mês de agosto. O Programa de Silêncio Urbano (PSIU) prevê advertência e multa para quem provocar som excessivo. A cidade também possui a Lei Municipal Complementar 655/2007, que segue normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com o objetivo de fiscalizar infrações de perturbação do sossego. Quem desrespeitar os limites estabelecidos pela lei em um imóvel está sujeito a multa, que pode ser incluída no IPTU.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: