Como pequenos empreendimentos podem alcançar o sucesso na crise

Apesar da crise, Blumenau apresenta aumento no número de empresas e especialista dá dicas de como iniciar e manter um microempreendimento.

A crise econômica parece não ter intimidado aqueles que têm o sonho de empreender em Blumenau (SC). Segundo dados divulgados pela Praça do Cidadão e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, de janeiro a maio de 2015, já foram emitidos 912 alvarás de novos empreendimentos, o que representa uma média de 182 por mês. De acordo com Emerson Luiz Marchesini, economista da Prefeitura de Blumenau, os primeiros meses mostram que este ano tem tudo para superar os números do ano passado, quando foram emitidos 1940 alvarás, com uma média mensal de 162.

Só no mês de maio deste ano a emissão de alvarás cresceu 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os cadastros de Microempreendedores Individuais (MEIs) também tiveram um aumento em relação ao mês de maio de 2014. No total, foram 241 alvarás emitidos, ficando com um saldo 20% maior que o ano passado, quando foram emitidos 201 alvarás de MEI.

Diante deste cenário, quem pretende iniciar um negócio de pequeno porte deve ficar atento a alguns princípios que precisam ser incorporados ao trabalho para evitar futuras dores de cabeça. Quem dá as dicas é o economista e diretor executivo da BluSol, instituição de microcrédito com sede em Blumenau, Amadeu Trentini.

1 – Planejamento
Planeje e decida para onde ir: é imprescindível ter metas e objetivos estabelecidos. Se o empreendedor não souber para onde ir, não poderá escolher os caminhos a serem tomados no negócio. Definir o foco é essencial, sair atirando para todos os lados não resolve. É necessário se concentrar no que for essencial.

2 – Qualificação
Qualifique-se constantemente: os estudos abrem novas perspectivas e oportunidades, além de ampliarem a rede de relacionamentos.

3 – Evite riscos
Não assuma dívidas apostando em vendas que ainda não são garantidas. Dívidas, só para investimentos e ampliação dos negócios.

4- Gestão
Gerencie corretamente o fluxo de caixa, organizando recebimentos e pagamentos. Mantenha sempre uma reserva financeira, ainda que pequena. Não compre nada por impulso.

5 – Profissionalismo
Busque sempre profissionalismo e qualidade em tudo o que você faz.


Menos burocracia para empreendedores de Blumenau

 

A partir do final deste mês de junho, Blumenau terá uma ferramenta a mais para diminuir a burocracia para os empreendedores. Por meio de um convênio de cooperação entre o Município e o Governo do Estado, entrará em funcionamento a Praça do Empreendedor. O novo espaço será instalado no Shopping Park Europeu.

Hoje o cidadão que quer abrir uma empresa em Blumenau tem que fazer a solicitação de viabilidade na Prefeitura, passar pela Praça do Cidadão, Faema, Vigilância Sanitária e Secretaria da Fazenda, além de ir até a Junta Comercial do Estado para fazer o encaminhamento da documentação. Também é necessário conseguir a documentação com o Corpo de Bombeiros, Secretaria do Estado da Fazenda e Polícia Civil. Porém, com a criação da Praça do Empreendedor, todos estes serviços serão ofertados em um único local, facilitando a vida do novo empreendedor e diminuindo a burocracia.

 

BluSol

A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), com sede em Blumenau, oferece crédito ao empreendedor de micro e pequenos negócios, seja ele formal ou informal. O objetivo é gerar emprego e renda por meio do fomento aos empreendedores. A BluSol tem filiais em 12 cidades catarinenses, que contemplam o atendimento em 69 municípios.

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), concede crédito para compra de matéria-prima e mercadorias, para a compra ou reforma de máquinas e equipamentos e reformas e ampliação dos espaços destinados aos negócios.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: