Complexo esportivo do SESI de Blumenau recebe cerca de três mil pessoas em partida internacional de rugby

Mais de três mil pessoas acompanharam neste sábado (28) a partida teste de rugby entre Brasil e Alemanha. O jogo, que teve vitória da Alemanha por 29 a 12, ocorreu no Complexo Esportivo Bernardo Werner, do Sesi, entidade da FIESC, em Blumenau, e valeu pontos para o ranking mundial. O rugby é um dos jogos mais praticados no mundo e Santa Catarina é um dos polos de desenvolvimento da modalidade no País.

O evento desse sábado, que foi transmitido ao vivo pelo canal SporTV, faz parte de uma iniciativa internacional que objetiva promover o rugby no Brasil, por meio de uma parceria do Sesi com o British Council e a Premiership Rugby. “A Alemanha e o Brasil possuem uma longa relação no campo esportivo. Estamos reunindo a comunidade de Blumenau em torno de um esporte novo no País. Portanto, o evento trará uma boa visibilidade para o município e região”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Antes da partida, Côrte participou, juntamente com autoridades da região, da entrega dos vestiários do estádio. O espaço passou por processo de revitalização.

Atualmente, o Brasil ocupa a 39º posição do ranking mundial de rugby, mas o esporte vem ganhando cada vez mais espaço no País e em Santa Catarina. “A seleção brasileira está crescendo. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) vem desenvolvendo, ao longo dos últimos seis meses, um trabalho concentrado na alta performance”, disse o diretor de torneios e eventos da CBRu, Bernardo Duarte. O capitão da seleção brasileira de rugby, João Luiz Da Ros, destacou a atuação da equipe. “Eventos como esse são fundamentais para sabermos se estamos indo no caminho certo. Foi um jogo duro, mas que possibilitou ao time brasileiro avaliar pontos a serem aprimorados para os próximos torneios”, enfatizou Da Ros.

Na mesma ocasião, ocorreu o Festival Try Rugby, que reuniu jovens de cinco Estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) participantes do projeto Try Rugby no Brasil, do Try Rugby na Colombia e convidados de times locais para uma confraternização com os atletas. “Ações como esta fazem o esporte crescer não só em número de adeptos, mas também na qualidade de jogo. A maioria dos atletas que compõem as grandes equipes do Brasil começaram a praticar rugby muito tarde, muitas vezes na fase adulta. Projetos como o Try Rygby oferecem a prática do esporte já na infância e, consequentemente, possibilitam a formação de atletas com maior qualidade de jogo para o futuro”, explicou o capitão do time de rugby de Blumenau, Ruan Waiss, durante a participação no Festival.

Ao longo do dia também foram realizadas oficinas gratuitas de rugby para crianças e adultos da comunidade, ministradas por técnicos britânicos da Premiership Rugby, Blumenau Rugby e do Desterro Rugby Clube. O SESI ainda colocou à disposição do público uma tirolesa de 220m e o Circuito do Bem-Estar, com diversas atividades, testes e orientações para saúde e qualidade de vida.

 

Try Rugby

O Try Rugby é uma iniciativa internacional pioneira do British Council e da Premiership Rugby, que traz técnicos britânicos para atuar em escolas e comunidades no Brasil. No País, o projeto é realizado em parceria com o SESI e já atendeu, desde 2012, cerca de 70 mil pessoas em eventos diversos e mais de 15 mil crianças em atividades permanentes durante o ano. Em Santa Catarina, mais de 1,2 mil crianças e adolescentes, filhos de trabalhadores da indústria, fazem parte do projeto.

A iniciativa utiliza a modalidade como uma ferramenta para incentivar a adoção de uma vida mais ativa e saudável, promover o crescimento do esporte no país e o conhecimento da língua inglesa através do contato entre jovens do Reino Unido e do Brasil. Técnicos britânicos estão sediados no Estado desde 2014 para ensinar a modalidade para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

 

img_0567-2

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: