Issblu completa dez anos e lança cartilha sobre Seguridade Social

O Issblu – Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau completa, neste mês de dezembro, dez anos de existência. Atualmente, conta com cerca 5.850 segurados, 1270 aposentados e 280 pensionistas. Para celebrar o trabalho realizado durante todo esse tempo, o Instituto está preparando um jantar de confraternização para convidados, que ocorre no dia 9 de dezembro, às 19h, no hotel Himmelblau. Na mesma ocasião, será lançada a “Cartilha do Segurado”. Trata-se de um material que pretende esclarecer dúvidas, educar os servidores sobre seus direitos, deveres e aumentar o conhecimento a respeito do Issblu e do papel que ele tem na vida dos seus segurados.

Em 2011, a intenção é implantar um projeto de Educação Previdenciária e a entrega da cartilha deve ser feita de forma pessoal aos servidores. O projeto prevê a realização de encontros com os servidores nos seus locais de trabalho para discutir os principais aspectos da Seguridade Social, a importância do planejamento para o futuro, auxílio-doença, a aposentadoria, entre outros temas. Quanto à aposentadoria, a equipe do Issblu pretende desenvolver um trabalho específico com o público que está na iminência de se aposentar, por entender que a aposentadoria é um marco na vida do servidor e notar que a maioria das pessoas não dá a devida importância ao planejamento na ocasião desse momento.

Conheça o Issblu

Principais benefícios para os servidores:

* Aposentadoria por idade;
* Aposentadoria voluntária por idade e contribuição;
* Aposentadoria compulsória;
* Aposentadoria por invalidez;
* Auxílio-doença;
* Salário maternidade;
* Pensão por morte e auxílio-reclusão para dependentes..

Gestão
As eleições para os Conselhos de Administração e Fiscal do Issblu ocorrem a cada quatro anos. Qualquer servidor efetivo e estável pode concorrer às vagas dos conselhos. Os membros dos conselhos não são remunerados.

Histórico
Em dezembro de 2000, foi criado o Issblu, autarquia em regime especial, destinada exclusivamente à gestão do Regime Próprio de Previdência Social. Desde então, ele passou a ser o responsável pela gestão do Plano de Seguridade Social do Servidor Público de Blumenau.

Todos os servidores públicos municipais efetivos são segurados do Issblu. Ou seja, aqueles que foram nomeados mediante aprovação em concurso público, dos Poderes Legislativo e Executivo, incluídas as autarquias, fundações, bem como os aposentados.

Quem mantém o Issblu
O servidor contribui com 11% do total de sua remuneração e o Município com 15,78% + 5% (amortização do déficit) sobre o valor total da remuneração paga aos segurados.

Mais informações no site www.issblu.sc.gov.br

O agendamento de entrevistas com representantes do Issblu pode ser feito diretamente com a Assessoria de Imprensa.

Att, Presse Comunicação Empresarial
Fone: (47) 3041-2990

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: