Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais investe em tecnologia para gerar economia, agilidade e engajamento no processo eleitoral

Eleições realizadas por meio de software foram apuradas em menos de 15 minutos, com transparência, rapidez e redução de erros no processo eleitoral.

Com o objetivo de envolver mais os profissionais da área no processo eleitoral, reduzir custos e promover rapidez na apuração dos votos, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais – CRMV/MG resolveu apostar na tecnologia. A entidade utilizou um software nas últimas eleições, que melhorou o engajamento dos profissionais da medicina veterinária no pleito e também permitiu segurança no processo eleitoral, além de torná-lo mais rápido e eficaz. A solução utilizada foi o BR Eleições, desenvolvido pela BRC Soluções em TI.

 

O desafio

 

Por se tratar de um conselho, o CRMV/MG identificou que um dos grandes desafios era manter a comunicação e o engajamento dos profissionais cadastrados. “Muitos inscritos não têm tempo de se deslocar até a sede do conselho para realizar a votação. Os mesmos buscam por agilidade, facilidade e disponibilidade a qualquer hora”, informa o superintendente executivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Joaquim Paranhos Amâncio.

 

Além disso, Amâncio explica que a apuração e impressão das cédulas também eram processos dificultosos para serem feitos internamente, pois, são processos que repercutem em questões socioambientais, como economia de papel.

 

O software BR Eleições

Desenvolvido para a comodidade do eleitor, o BR Eleições é 100% online. O sistema tem a garantia de sigilo do voto e lisura do processo eleitoral. Realiza a criptografia dos votos e do canal de comunicação, ou seja, deixa as informações e os votos ilegíveis e criptografados. Além disso, o sistema permite que a votação seja feita de casa ou de qualquer lugar com acesso à internet ou mesmo presencial, sempre eletronicamente, além de permitir rapidez desde o planejamento à apuração dos resultados.

 

O diretor executivo da BRC Soluções em TI, Ricardo Costa, explica que o sistema automatiza todos os processos da eleição e conta com apoio técnico em todas as fases do processo operacional. “No momento que ocorre a eleição o foco é possibilitar ao eleitor exercer o direito ao voto, promovendo, assim, o sucesso da eleição. O sistema consolida o processo eleitoral e permite auditoria e publicação dos resultados de forma célere, informando no mapa de apuração, o número de votantes e não votantes, ata de ocorrências da eleição e relatório de impedidos de votar”.

 

Benefícios e resultados alcançados

“A implementação do BR Eleições desencadeou diversos benefícios que permitiu atingirmos os resultados esperados, como segurança ao processo eleitoral, redução nos custos para os eleitores, que não precisam se deslocar para realizar seu voto. Também é eficiente, pois o tempo de votação é inferior a dois minutos. O que representa uma grande economia para as entidades que fazem uso deste tipo de sistema”, ressalta Amâncio.

Amâncio explica que hoje, o software é de extrema importância no CRMV/MG.  “O sistema tornou o processo de votação mais dinâmico e eficiente, a apuração de 96% dos votos durou menos de 15 minutos, e o processo de cadastramento de eleitores e de realização do voto foi simplificado e também de alta eficácia”.

Entre os pontos positivos, Amâncio destaca a boa usabilidade do sistema para os usuários administrativos e para os eleitores, segurança do sistema, rapidez de importação de dados dos eleitores, serviços totalmente online que permite que as pessoas votem em qualquer lugar com acesso à internet.  

Amâncio ainda conta que a participação dos eleitores aumentou de forma exponencial pela facilidade e rapidez do processo e que de forma geral, o procedimento eletrônico agradou aos inscritos. “O software permitiu segurança, conforto, economia, mobilidade, agilidade e facilidade no processo eleitoral, possibilitando a participação dos 15 mil eleitores de qualquer lugar do mundo, apenas com o acesso à internet. Com certeza, a experiência com a BRC Soluções em TI foi muito positiva, equipe muito atenciosa, preocupada em prover a solução adequada à demanda do cliente”, finaliza Amâncio.

Fatores decisivos na compra

 

Amâncio destaca que alguns fatores foram decisos na escolha do software:

– Baixo Custo;

– Comodidade ao eleitor;

– Sistema 100% online;

– Criptografia dos votos e do canal de comunicação;

– Agilidade na apuração dos votos;

– Atendimento 24 horas;

– Processo automatizado;

– Cadastro de votante, sessão eleitoral e chapas;

– Cadastro de perguntas para validação de identidade do eleitor.

 

“Com o BR Eleições foi possível fazer uma eleição rápida, segura e com resultados eficientes. Sem contar que o software traz transparência ao processo eleitoral, anulando a possibilidade de erros”, ressalta Amâncio.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: