Cozinha estrelada

Segunda edição da SC Gourmet traz a Santa Catarina chefs de renome nacional e internacional

Um espaço montado para palestras, harmonizações, aulas-show e oficinas, com apoio do Senac/SC é uma das grandes atrações da 2a SC Gourmet – Mostra de Delikatessen, Queijos, Vinhos e Gastronomia – que ocorre em Blumenau (SC) de 18 a 21 de julho. Chefs renomados como João Leme, Heiko Grabolle, Erick Jacquin, Fabio Lima e Hindrigo Lorran estarão presentes, ensinando e preparando diferentes tipos de pratos.

No primeiro dia do evento, 18 de julho, o chef João Leme ministra a aula-show “O melhor da cozinha catarinense”. No dia 19 é a vez do francês Erick Jacquin falar sobre “Simplicidade e originalidade na Cozinha do Mar”. No dia 20 o chef Hindrigo Lorran ensina receitas com o “Caviar brasileiro” e o chef Fabio Lima fala sobre “Cozinha brasileira e contemporânea”. Para encerrar a programação, no dia 21, o alemão Heiko Grabolle elabora um jantar com o tema “5 elementos para um jantar perfeito”. Nas aulas-show, os participantes poderão aprender a preparar os pratos e degustá-los ao final. Todas as harmonizações serão feitas com vinhos brasileiros. As inscrições são gratuitas, exceto para o jantar harmonizado no dia 21/07, e podem ser feitas no estande do Senac no local do evento.

Além das aulas, haverá oficinas todos os dias sobre temas como aproveitamento dos alimentos, o crescimento do café expresso no Brasil, perlages do Brasil (com degustação de espumantes), as diversidades dos brancos brasileiros (com degustação de vinhos brancos), tintos do terroir brasileiro (com degustação de vinhos tintos), o panorama do setor da cachaça, ecogastronomia, entre outros.

A programação completa está disponível no site www.scgourmet.com.br

Conheça melhor os chefs que farão parte do Espaço Senac no SC Gourmet

Erick Jacquin

[photopress:Erick_Jaquin.jpg,full,centered]

Erick Jacquin é hoje um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil. Maître Cuisiner de France no país, hoje ele comanda a La Brasserie Erick Jacquin, premiado restaurante francês em São Paulo, localizado em Higienópolis. Uma das especialidades do chef Erick Jacquin é o foie gras. Além disso, poucos sabem, foi Erick quem trouxe o petit gâteau para o Brasil.

Erick chegou ao Brasil em 1994. Trabalhou durante quatro anos no restaurante francês Le Coq Hardy, após o que, aceitou o convite para assumir a cozinha do Café Antiqüe, cuja proposta de cardápio se fixava na alta gastronomia francesa. Em dezembro de 2004, quando Erick celebrava exatos 10 anos de Brasil, ele inaugurou a La Brasserie Erick Jacquin, tendo como sócios o empresário Laércio Cosentino e o arquiteto Evandro Andreoni.

Um dos chefs mais premiados do país, em 2000 Erick Jacquin foi eleito Melhor Chef do Ano pelo júri da revista Veja São Paulo. No ano seguinte, o restaurante onde trabalhava foi eleito o melhor francês pela mesma revista Veja São Paulo. Ainda em 2001, foi capa da revista Veja São Paulo, que teve como título “O francês número 1 da cidade”. Em 2005 foi o grande vencedor do I Prêmio Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo. Recebeu o prêmio Gula 2006 na categoria melhor restaurante francês. Em setembro de 2006, foi vencedor da premiação da VEJA SP Comer & Beber – o melhor da cidade 2006 na categoria melhor restaurante francês. Em 2009 foi eleito pelo Guia da Folha 2009 o melhor restaurante francês pelo Júri Convidado. Pela revista Época foi escolhido o melhor restaurante francês 2011/2012.

João Leme

[photopress:Jo__o_Leme.jpg,full,centered]

Nascido em São Paulo, João Leme iniciou sua carreira em 1986 em um restaurante japonês, onde aprendeu noções básicas de cortes e cocções. Trabalhou durante seis anos com culinária oriental até procurar em Paris (França) uma formação profissional que atendesse suas ambições no universo da gastronomia.

Conquistou o “Grand Diplome” École Le Cordon Bleu em cozinha e confeitaria. Concluiu sua formação nos Hotéis Bristol, Plaza Athénée e posteriormente em bistrôs da capital francesa e Itália.

No Brasil, João chefiou diversas casas: Narciso, Limone, Companhia Asiática, Capim Santo, entre outras. Em 2003, inaugurou o Rôti, restaurante e pâtisserie que representava muito bem o conceito empregado pelo chef em sua gastronomia – aliar bem-estar e modernidade.

Nos anos de 2006 e 2007, conquistou prêmios de grande importância na gastronomia internacional, como o “Concurso Global Chef” (campeão brasileiro) – promovido pela associação mundial de chefs de cozinha (WACS). Em 2007 assume a chefia executiva da rede Gastronomy, grupo de Santa Catarina, com restaurantes em diversos segmentos na cidade de Balneário Camboriú.

Em 2008 abriu seu novo empreendimento em São Paulo, o Balneário das Pedras, restaurante de cozinha contemporânea e lounge. Em 2009 foi eleito Presidente da Abaga (Associação Brasileira da Alta Gastronomia). Em novembro de 2009 é o primeiro brasileiro nomeado membro associado da “Academie Culinaire de France”. Em agosto de 2010 foi o primeiro brasileiro certificado como jurado oficial para competições nacionais e internacionais pela WACS.

Fábio Lima

[photopress:Fabio_Lima.jpg,full,centered]

A qualidade do trabalho do pernambucano Fábio Lima já despontou dentro e fora do Brasil e também no meio da alta gastronomia e imprensa especializada. Fábio Lima assina o cardápio do glamouroso Hotel e Spa do Vinho.

Seus pratos inovadores possuem um sabor especial e combinam o melhor da cozinha internacional com ingredientes típicos brasileiros. As atividades do chef Fábio vão além do trabalho em restaurantes e hotéis. Atua como consultor gastronômico, ministra treinamentos de brigada e cursos de culinária, presta serviços em eventos e assessoria na área de alimentos e bebidas.

Formado em Hotelaria com ênfase em Administração de Cozinhas e Gerenciamento de Restaurantes, Fábio Lima foi o consultor escolhido para a implantação do setor de alimentos e bebidas na rede Accor e Átrio de hotéis – tarefa que incluiu a elaboração de cardápios, seleção de pessoal e treinamento das brigadas.

Entre outras experiências no setor de gastronomia, incluem-se a gerência de qualidade do Grupo Canteiros – rede de 9 restaurantes de nível de cozinha internacional -, chefia da Trattoria Pérgola, um dos restaurantes de fino trato localizados dentro do Club Transatlântico.

Atualmente, o chef realiza palestras pelo país e presta trabalhos de consultoria e treinamentos através da Academia de Cozinha.

Heiko Grabolle

[photopress:Heiko_Grabolle_c.jpg,full,centered]

Nascido na região da Vestefália, no oeste da Alemanha, Heiko Grabolle cresceu num pequeno vilarejo com cerca de mil habitantes. Lá o jovem alemão aprendeu a respeitar a natureza e a típica gastronomia germânica, porém a curiosidade por outros mundos e o desejo de buscar novas experiências o levaram mais longe. Atualmente radicado no Brasil, possui passagens por restaurantes e hotéis conceituados em sua terra natal e países como Suíça, Inglaterra, Espanha e Itália.

Desde 2003, trabalha em Florianópolis (SC) e é proprietário da empresa Heiko Grabolle Gastronomia, que oferece serviços como chef de cozinha, Food-stylist e consultor gastronômico. Além de participar de diversos eventos nacionais e internacionais, é membro da Abaga – Associação Brasileira da Alta Gastronomia e da VDK – Verein Deutscher Köche (Associação dos Chefs Alemães) e organizador do evento anual Cruzeiro Gourmet.

Com sua habilidade em línguas e conhecimento nas técnicas culinárias alemã, italiana, francesa, euro-asiática e brasileira, Heiko já ensinou mais de 2.500 alunos de diversas universidades em cursos de gastronomia em Santa Catarina. É chefe convidado em cursos técnicos, bacharéis, de graduação e pós-graduação e elabora suas próprias apostilas e palestras, além de participar de vários eventos nacionais e internacionais.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: