Cresce procura por microcrédito no primeiro quadrimestre de 2017

A instabilidade econômica nacional e o consequente aumento do desemprego têm feito com que os brasileiros busquem alternativas para superar a crise. Este cenário tem impulsionado a abertura de novos negócios e os microempreendedores estão encontrado no microcrédito o apoio necessário para tirar os projetos do papel.

Em Blumenau, 1.399 novas empresas foram abertas no primeiro quadrimestre de 2017. Somente de micro e pequeno porte, são 405 novos estabelecimentos. Os dados são de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo.

A abertura de pequenos negócios tem se refletido na busca ao microcrédito, uma modalidade com menos exigências burocráticas e com aprovação e liberação de recursos mais rápida. No Blusol, instituição voltada ao fomento do desenvolvimento de microempreendedores, os números do primeiro quadrimestre também são positivos.

De janeiro a abril de 2017, 3.219 operações de microcrédito foram liberadas pela instituição. O número é 16% maior do que no mesmo período de 2016, quando 2.772 operações do gênero foram realizadas. Entre os setores que mais buscam essa opção estão o setor têxtil, com as facções, seguido pela área da construção civil, com pedreiros. Somente nestes quatro meses, cerca de R$ 12.3 milhões foram injetados na economia com a linha de microcrédito do Blusol.

“Muitos desempregados encontram no empreendedorismo uma saída financeira. Investem na atividade que têm experiência e partem principalmente para a prestação de serviços”, afirma o gerente de Unidade de Negócios da Blusol de Blumenau, Gerson Schubert. Quem já possui um empreendimento, o momento é de foco nas oportunidades, como barganha de preço, negociação diferenciada e disponibilidade de mão de obra no mercado.

Schubert avalia que os empreendedores que conseguirem aproveitar estas oportunidades sairão mais fortalecidos da crise. “Todo esse processo passa pelos recursos disponíveis para estes investimentos, sejam próprios ou através de financiamentos. Tomar crédito com objetividade, responsabilidade e orientação faz parte deste processo”.

O Blusol (Instituição Comunitária de Crédito Blumenau-Solidariedade) tem sede em Blumenau e oferece crédito ao empreendedor de micros e pequenos negócios, formal ou informal. O objetivo é gerar emprego e renda por meio do fomento aos empreendedores. A instituição conta com filiais em 9 cidades catarinenses e 1 em São José dos Pinhais, no Paraná, levando atendimento a 69 municípios.

20170609_155345

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: