Cúpula da segurança pública estadual se encontra na Acib

Os 12 novos policiais que já vieram para Blumenau, mais cinco que devem chegar em outubro e outros quatro que serão enviados após ser nomeada a última turma em formação na academia, somarão os 21 prometidos pelo Governo do Estado para a cidade. Este é o cálculo do secretário de Estado de Segurança Pública, André Mendes da Silveira. “Este é o compromisso, de transferir em duas etapas e fechar o número de 21. Não quero me comprometer com mais do que esse numero, embora eu pretenda mandar mais”, afirmou Silveira na reunião promovida pela Associação Empresarial de Blumenau nesta segunda-feira (26).

O ex-presidente da Acib e atual diretor da SC Parcerias Ricardo Stodieck contestou o número: “Qualquer acordo inferior a 30 policiais, entenderemos como calote”, disparou. Stodieck ressaltou que a falta de efetivo é assunto recorrente desde a sua gestão à frente da entidade e reclamou porque, segundo ele, Blumenau vem sendo preterida na contratação de novos profissionais, especialmente no que diz respeito à Polícia Civil. “Sabemos que existe dificuldade de caixa. Mas, o tratamento não tem sido o mesmo se comparado a outras cidades”, apontou.

A reunião contou com a presença de diversos representantes da área de Segurança Pública em âmbito estadual e lideranças locais. Estiveram presentes, além do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Mendes da Silveira, o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Cel. Luiz da Silva Maciel, o delegado chefe da Polícia Civil, Ademir Serafim, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Raimundo Mette. Também participaram da reunião o presidente da OAB/SC Subseção Blumenau César Wolff, o diretor do Presídio Regional Antônio Moura, o juiz corregedor do Presídio Edson Marcos de Mendonça, além de representantes das Polícias Civil – delegado Rodrigo Marchetti – e Militar – Cel. Adilson Alves e Ten. Cel. Álvaro Luiz Alves – , do Corpo de Bombeiros Militar – comandante geral Álvaro Maus -, presidentes de entidades empresariais e representantes políticos.

Na ocasião, o secretário André Silveira anunciou seus planos de lançar um concurso público para dois mil policiais militares e mil civis, a fim de que se ultrapasse o elo político. “Ainda é prematuro, mas estamos com um trabalho de gestão de custeio, elaborando uma lei em que 50% do que for economizado por cada unidade de segurança público vira um bônus de gratificação. Desse valor, 20% voltará para o gestor local decidir onde ele vai investir”, anunciou Silveira.

O secretário de Desenvolvimento Regional Raimundo Mette destacou a atenção que o Governo Estadual tem demonstrado para com a cidade de Blumenau. “A preocupação está clara, a fim de fazer o melhor possível para nossa região. Este é o momento certo, o Vale do Itajaí está muito bem representado”, apontou.

“É importante se preocupar com o futuro, mas, ainda mais com o presente”, analisou o presidente da Acib Ronaldo Baumgarten Junior. “Gostaria de receber respostas a curto prazo. Todos os dias ouvimos de nossos associados reclamações de furtos, arrombamentos e tráfico de drogas. Quando meu pai foi presidente da Acib já havia esse problema. Infelizmente ele persiste até hoje”. Baumgarten criticou a interdição do presídio e fez um apelo para que os problemas sejam resolvidos com urgência.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: